Governo do Canadá apresenta projeto de lei para tornar crime as terapias de “cura gay”

Foto: Picasa
Escrito en LGBTQIAP+ el

O governo do Canadá apresentou um projeto de lei que torna crime as terapias de conversão de orientação sexual, popularmente conhecido como a famigerada “cura gay”. O debate já havia sido proposto pelo governo de Justin Trudeau em março, porém, com a pandemia, os trabalhados do parlamento foram interrompidos.

À NBC, o Ministro da Justiça Federa, David Lametti, disse que o projeto de lei do governo tem como objetivo incluir cinco emendas ao Código Penal do Canadá. Se aprovado, submeter menores de idade e pessoas adultas às tais terapias de conversão contra a sua vontade e lucrar com elas, será passível de prisão.

"A terapia de conversão é prejudicial, degradante e não tem lugar no Canadá… Espero que todas as partes façam a coisa certa ao apoiar este projeto”, declarou o primeiro-ministro Justin Trudeau em coletiva de imprensa.

O projeto foi apresentado à Câmara dos Comuns na semana passada e ainda não possui data para a sua votação.

Segundo dados do governo canadense levantados pela NBC, cerca de 20% dos homens gays do Canadá passaram por algum tipo de terapia de conversão. Pessoas pobres, indígenas e trans são as pessoas mais expostas às terapias de “cura gay”.