DIREITOS HUMANOS

A justificativa de Ludmilla para aceitar show no Catar, país que criminaliza pessoas LGBT

Cantora brasileira, que é bissexual, anunciou que vai se apresentar na Copa do Mundo do Catar e fãs reagiram

A cantora Ludmilla.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en LGBTQIAP+ el

A cantora brasileira Ludmilla anunciou através das redes sociais, na noite desta terça-feira (29), que vai se apresentar na Copa do Mundo do Catar. A artista fará show ao lado de atrações internacionais, entre elas Jason Derulo e Lil Baby. 

O fato de Ludimilla ter topado cantar na Copa vai na contramão do posicionamento de outros artistas que foram convidados a se apresentar no torneio. Shakira e a Dua Lipa, por exemplo, estão entre os grandes nomes da música internacional que recusaram cantar no país árabe. 

Isso porque o Catar criminaliza a homossexualidade, prende e até mesmo mata pessoas LGBT. Durante a Copa do Mundo, o país, em acordo com a Fifa, vem proibindo até mesmo manifestações de apoio à causa, vetando, por exemplo, a bandeira do arco-íris nos estádios. 

Ludmilla, que é bissexual, no entanto, diz que topou cantar no emirado como forma de contribuir com a causa LGBT. "Desde que recebi o convite, fiquei pensando em como poderia contribuir com as causas LGBTQIA+ além da minha existência, resistência e Td q represento. Pra mim não faria sentido ñ devolver algo pra minha comunidade, já que aqui o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo", escreveu a cantora. 

"Tive a ideia e chamei a Budweiser, começar um movimento de apoio a instituições que apoiam pessoas da comunidade, seja com iniciativas criativas, de acolhimento ou recursos básicos. Iremos escolher 5 instituições para apoiar durante todo o ano de 2023", prosseguiu a artista. 

O anúncio de Ludmilla, porém, não agradou a maior parte de seus fãs e seguidores. A maioria dos comentários na postagem em que a cantora fez o anúncio são de críticas à decisão. 

"Lud, a shakira e a dua lipa se recusaram a se apresentar lá, em razão da criminalização da nossa existência por lá. Por que você decidiu ir? Não dava pra apoiar essas instituições sem ir se apresentar lá?", questionou, por exemplo, uma usuária do Twitter, em meio a inúmeros outros comentários do tipo. 

Confira as reações