BBB: Vyni é alvo de ataques homofóbicos

Antes dele, Linn da Quebrada e Douglas Silva também sofreram ataques de ódio nas redes

Foto: divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

Se dentro da casa mais vigiada do Brasil as intrigas ainda não se consolidaram e boa parte dos brothers têm nutrido uma relação tranquila entre si, fora dela, mais uma vez um dos participantes de tornou alvo de ataques de ódio.

Dessa vez foi o brother Vyni, que é gay assumido, o alvo de campanhas LGBTfóbicas nas redes.

De acordo com comunicado da assessoria de comunicação de Vyni, tudo começou quando algumas falas dele foram mal interpretadas e porque declarações que não eram suas, lhe foram atribuídas.

"Muitos estão colocando palavras na boca de Vyni na festa da última madrugada (3), falas vindas de Laís e Eslôvenia estão sendo apontadas como de Vyni, o que está trazendo uma enxurrada de comentários negativos", diz a nota da equipe do brother.

O comunicado também esclarece que "sobre o posicionamento dele dentro da casa com o casal Maria e Eliezer, ele sempre os apoiou, e entendemos que nunca houve intençaõ dele em atrapalhar o relacionamento".

"Porém, entendemos aqui fora a reação do público com certas brincadeiras, mas não podemos admitir as falas preconceituosas e homofóbicas que temos recebido".

Por fim, o comunicado da equipe de Vyni revela que o jurídico foi acionado.

"O Jurídico de Vyni foi acionado. Todos têm direito de gostar ou não de Vyni, mas homofobia é crime", finaliza o comunicado.

https://twitter.com/vyniof/status/1489344267994685443

Linn da Quebrada é alvo de ataques transfóbicos nas redes

Se dentro da casa a histórias e as artes de Linn da Quebrada têm conquistado admiração de quase todos os participantes, fora dela, infelizmente, as coisas permanecem as mesmas: espalhamento de ódio nas redes contra os corpos dissidentes. A equipe que cuida da comunicação da cantora nas redes divulgou um comunicado onde afirmam que realizaram um boletim de ocorrência por racismo, transfobia e injúria.

De acordo com a nota emitida pela equipe de Linn, a página que promove os ataques transfóbicos seria a mesma que realizou ataques racistas contra o ator Douglas Silva, outro confinado do BBB22.

“Infelizmente, é preciso interromper a nossa programação de postagens habituais para compartilhar com vocês, público da Linn, um posicionamento que tomamos sobre a existência de um blog com conteúdo criminosos contra ela e outros participantes desta edição”, diz a nota emitida pela equipe de comunicação de Linn da Quebrada.

Os responsáveis pelas redes sociais da artista afirmam que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI).

Além disso, a advogada de Linn da Quebrada, Juliana Souza, também acionou parlamentares da Câmara e do Senado Federal para “relatar os fatos e ressaltar a importância da mobilização pela aprovação de proposituras específicas para os crumes de homotransfobia, bem como projetos que promovam os direitos fundamentais de pessoas transexuais e travestis no Brasil”.

O comunicado também afirma que “a advogada contatou as autoridades policiais envolvidas na apuração de fatos que envolvem o investigado e procurou o advogado do ator Douglas Silva (também atacado no blog) a fim de trocar informações e criar uma rede jurídica que possa dar celeridade ao caso”.

Blog criminoso prega morte de participantes negros do BBB; esposa de Douglas Silva aciona polícia

Está no ar, desde o último dia 21 de janeiro, um blog criminoso que contém textos pregando a morte de participantes negros e LGBTQIA+ do Big Brother Brasil 22.

Hospedado na plataforma WordPress, o blog divulga artigos com ataques aos participantes Douglas Silva, Natália Deodato, Linn da Quebrada e Luciano Estevam. Todos eles são pessoas negras.

O conteúdo das postagens é chocante. Em um dos textos, Douglas Silva é chamado de “macaco”. “Este negro imundo deveria ser crucificado vivo, e, logo em seguida, ter seu corpo carbonizado. Não vejo sentido em colocarem um macaco imitador de circo na televisão. O lugar desse preto fedido é trabalhando no sol quente numa lavoura e levando chicotada do nosso amigo Capataz Sancto”, diz um trecho do artigo criminoso.

Outro texto tem o seguinte título: “Como eu mataria a Natália Deodato, o cachorro dalmata do BBB22”. Já a participante Linn da Quebrada, uma mulher trans, é chamada de “traveco” pelo autor do blog, que ainda sugere matá-la “com armas e bombas”.

Segundo matéria do Splash, do portal UOL, a esposa de Douglas Silva, Carol Silva, informou que registrará uma queixa contra o blog em questão na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), acompanhada do advogado do ator e de um representante da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Presidente da Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ) comentou o caso através das redes sociais.

“Mais um ataque racista! Agora, com Douglas Silva, participante do #BBB22. Até símbolos da Ku Klux Klan foram usados. É degradante! A Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, que presido, entrou nessa guerra. Temos que varrer esse racismo do Brasil”, escreveu Minc.

Temas