LGBTQIAP+

Vídeo emocionante: Artista trans grava reação ao usar sutiã pela primeira vez após cirurgia

Valéria Barcellos colocou silicone nos seios: "Esse não é um peito estético, é um peito político"

Valéria Barcellos gravou reação ao usar sutiã pela primeira vez após cirurgia
Escrito en LGBTQIAP+ el

A artista e ativista trans Valéria Barcellos fez um relato emocionante em suas redes sociais sobre a primeira vez que usou sutiã após colocar silicone nos seios. Há pouco mais de uma semana, ela fez uma mamoplastia de aumento e, para comemorar, gravou sua reação ao se ver pela primeira vez com a lingerie, escolhida por ela. 

No vídeo, ela tapa a boca com as mãos e, com os olhos marejados, sorri e observa seu corpo várias vezes. "Coloquei uma música, tomei banho separei as peças liguei a câmera e minha reação foi essa", afirma.

Em outra publicação, também usando a peça de roupa, ela relembra uma propaganda antiga que dizia que o "primeiro sutiã a gente nunca esquece". "Nunca esqueci do anseio de poder dizê-la um dia. Esse não é um peito estético, é um peito político", escreve a cantora.

"Antes de tudo é essencial elucidar: qualquer intervenção cirúrgica não faz de mim mais ou menos mulher. Não foi o silicone que me fez ser quem sou. Mas quem eu sou hoje que me fez ter acesso, força, coragem e vontade dessa cirurgia. A mulher que sempre fui nunca precisou de nada disso. A mulher que eu sou, tem um poder de decisão gigante e de aceitação ainda maior. Não é adequação, pois nada para no nosso corpo é errado, não me tornei nada além do que já sou. Foi só uma cirurgia estética e pronto", continua Valéria.

A artista diz que "antes se sentia bem e agora continua bem, mas com outro sentimento". "É preciso pensar em tudo que passei para chegar a essa foto: privações, provações, violências, doenças, tristezas e muitas alegrias. Meu corpo já estava construído e forjado. Já havia um alicerce sólido. Demonizaram o dinheiro para as pessoas pretas. Eu cheguei a ne sentir mal por estar investindo nisso. Lembrei da minha mãe evitando comprar algo bonito pra ela pra não gastar, ou esperando a hora certa que nunca chegou", desabafa.

Valéria Barcellos é, como ela mesma pontua, uma multiartista. É cantora, atriz, DJ, performer, escritora e artista plástica. Já recebeu o troféu de “Mulher Cidadã”, a maior honraria dada a mulheres no estado do Rio Grande do Sul.