COMBATE À INTOLERÂNCIA

Duda Salabert assume vice-presidência do PDT

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, declarou que o objetivo é “combater o momento odiento” pelo qual o Brasil atravessa. Duda quase saiu do partido na janela partidária por ter sido excluída de propaganda de mulheres

Duda Salabert assume vice-presidência do PDT.
Escrito en LGBTQIAP+ el

A vereadora Duda Salabert (PDT-BH), que foi excluída da campanha nacional de Mulheres com Ciro do PDT, assumiu, nesta segunda-feira (19), a vice-presidência nacional de combate à intolerância. A parlamentar, que é a mais votada na história de Belo Horizonte e quase deixou a sigla por conta de sua exclusão da campanha do 8 de março, comemorou o fato de agora compor a Executiva Nacional. 

"Quando me filiei, o PDT me convidou para vice-presidência estadual. Convite que aceitei com muita honra. Agora fico imensamente feliz com esse novo convite: fazer parte da Direção Nacional do Partido." 

Por meio de suas redes, Salabert comemorou o fato de ocupar uma cadeira na Executiva Nacional do PDT e destacou a questão da representatividade da legenda, pois, além dela, a sigla conta com outra mulher trans na Executiva, Amanda Anderson, que é presidente nacional do PDT Diversidade. "Duas travestis na executiva nacional do PDT. Se o assunto for representatividade, há algum partido na América Latina em que há fato parecido?". 

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também usou as suas redes para destacar a nova vice-presidência. De acordo com Lupi, a criação da vice-presidência tem por objetivo "combater todo esse momento raivoso e odiento que a gente vive no Brasil [...] queremos dar uma demonstração clara da vanguarda que é o PDT na defesa intransigente contra qualquer tipo de intolerância”.  


PDT exclui Duda Salabert, vereadora mais votada de BH, de propaganda sobre mulheres

O PDT, legenda do presidenciável Ciro Gomes, lançou propagandas partidárias, a serem veiculadas no rádio, televisão e redes sociais em homenagem ao Dia das Mulheres, 8 de março. Duas delas tratavam sobre a participação das mulheres na política. Em ambas as peças, a legenda evidenciou uma série de mulheres filiadas ao partido, mas excluiu um de seus principais quadros femininos, a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte (MG), Duda Salabert. 

Eleita com mais de 37 mil votos, Duda, que é professora, não só entrou para a história como a vereadora mais votada da capital mineira como se tornou a primeira mulher trans na casa legislativa. 

As duas propagandas do PDT sobre a participação de mulheres na política contam com a participação, entre outras, da delegada Martha Rocha, deputada estadual no Rio de Janeiro, da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e de Juliana Brizola, deputada estadual no Rio Grande do Sul. Duda Salabert, no entanto, ficou de fora. 

Em entrevista à Revista Fórum, a vereadora Duda Salabert falou sobre o fato de ter sido excluída da campanha nacional de mulheres do PDT. Assista: