DIVERSIDADE SEXUAL

Ana Maria Braga arruma boy pro Gil do Vigor para escândalo do café "Doriana" da "tradicional família brasileira"

Nas redes internautas celebraram o momento, mas também reagiram com humor e afirmaram "que não existem tabus" para a apresentadora; veja vídeos

Ana Maria Braga arruma boy pro Gil do Vigor para escândalo do café "Doriana" da "tradicional família brasileira".Créditos: Reprodução/ TV Globo
Escrito en LGBTQIAP+ el

Em entrevista ao Fórum Café desta quinta-feira (12), o filósofo Vladimir Safatle declarou que falta à esquerda brasileira intensificar a disputa na sociedade por outros valores culturais, coisa que atualmente a extrema direita tem feito com maestria e sido entendida como "outsider", nas palavras de Safatle, o bolsonarismo tem levado à cabo "uma revolução cultural conservadora". 

Mas, se no campo da política institucional a disputa cultural parece estar pendendo para o lado conservador, na esfera dos produtos culturais a disputa por outras formas de socialização e sexualidades possíveis segue em curso, para o horror dos conservadores e da tradicional família. 

Temos alguns exemplos recentes: a campanha LGBT da Volkswagen para o carro Polo e o fenômeno da Netflix, a série "Heartstopper". Ambos os produtos versam sobre dois símbolos tradicionais: o carro e jogador de futebol assumidamente gay. 

E na manhã desta quinta-feira (12) o programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, proporcionou um momento único para o café da manhã da família brasileira: um beijo entre dois homens. 

O programa iniciou um quadro que tem por objetivo encontrar um namorado para Gil do Vigor e na edição desta quinta foi exibido um jantar do economista com um dos pretendentes e, em determinado momento, um beijo entre os dois homens foi exibido. 

Com direito a café da manhã regrado de bolo com as cores do arco-íris, Gil do Vigor revelou detalhes do seu encontro com Raimundo, o felizardo que recebeu o beijo do ex-BBB. 

Após a repercussão da exibição do quadro, que busca um namorado para Gil do Vigor, Ana Maria defendeu toda a forma de amor e se orgulhou de ter promovido uma quebra de paradigma na TV brasileira. 

"Quando a gente pensou nesse quadro, ele simplesmente surgiu, porque nós gostamos do Gil e a gente gosta mesmo dele, porque a gente quer vê-lo feliz e porque eu acredito que toda forma de amor vale a pena. E bom saber que fomos citados como um matinal tradicional que mostrou um homossexual buscando parceiro em um quadro de namoro quebrando um paradigma na televisão brasileira", comemorou a apresentadora.

Ana Maria Braga tem razão ao afirmar que promoveu uma quebra de paradigma na televisão brasileira, pois, até hoje não se tem notícias de um quadro em um programa matinal que busca arrumar um namorado para outro homem e, para completar, que tenha exibido um beijo entre dois homens por volta das 9 horas da manhã. 

Deve-se levar em conta que boa parte da audiência da de Ana Maria Braga é composta por mulheres chefas de lares do Brasil. Ao colocar na mesa do café da manhã que todo forma amor vale a pena e o respeito às diferenças, Ana Maria proporciona um horizonte jamais imaginado para as LGBTQIA+ no Brasil, que em boa medida, ainda mais na adolescência, vivem sobre os silêncios em torno de sua orientação sexual e identidade de gênero. 

O programa Mais Você não está sozinho e os seus respectivos produtores sabem disso. Assim como a montadora Volkswagen e a plataforma Netflix ao pegarem símbolos historicamente tratados como “naturalmente heterossexuais” e mostrar à sociedade que, seja no mundo dos carros, do futebol e no café da manhã da família tradicional, as pessoas LGBTQIA+ estão presentes e devem ser respeitadas e amadas na sua integralidade. Não foi pouca coisa o que ocorreu no café da manhã de Ana Maria Braga, Gil do Vigor e do Mais Você.