ELEIÇÕES 2022

Lula lidera entre as LGBT com 86% das intenções de votos, diz pesquisa

Levantamento feito pela organização Vote LGBT mostra que o candidato petista tem a ampla maioria entre os participantes da 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT de SP

Lula lidera entre as LGBT com 86% das intenções de votos, diz pesquisa.Créditos: Lula Marques/ Agência PT
Escrito en LGBTQIAP+ el

Levantamento feito pela organização Vote LGBT revela que Lula (PT) lidera com 86% das intenções de votos entre os participantes da 26ª edição da Parada LGBT de São Paulo, que ocorreu no último domingo (19) na cidade de São Paulo.  

Atrás do candidato petista, aparece Ciro Gomes (PDT) com 2,5% das intenções de votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 1,6%. Outros candidatos não chegaram a 1%. 

A pesquisa também revela que 3,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, 2% declararam voto branco ou nulo, 1,9% não quiseram declarar e 1,7% em outros. 

 

Avaliação do governo Bolsonaro 

 

Para 90% das pessoas entrevistadas, o governo de Jair Bolsonaro é avaliado como péssimo. Esse índice aumenta para 96% quando leva em questão apenas os participantes da Marcha Trans e 94% quando se recorta com as participantes da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais. 

O levantamento também mostra que apenas 45% tinham conhecimento de alguma LGBTQIA+ ao legislativo. Esses percentuais são maiores na Marcha Trans e na Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, aproximadamente 68% e, quando comparadas com a parada isoladamente, 35%. 

A maioria dos entrevistados declarou que pretendem votar em mulheres (84%), pessoas negras (88%), indígenas (87%), pessoas com deficiência (86%) e em pessoas LGBTQIA+ (88%). 

A pesquisa tem uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 930 pessoas de forma presencial em três eventos distintos: Marcha Trans, Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. 

O levantamento está registrado no PesqEle/TSE: BR-08300/2022. Estatístico responsável: Doris S M Fontes - CONRE-3.