HOMOFOBIA

Vereador associa varíola dos macacos à “nova Aids” para impedir Parada LGBTQIA+

Apoiador de Jair Bolsonaro, Vinicius Aith usou as redes sociais para difundir fake news e pedir o cancelamento do evento em Sorocaba

O vereador de Sorocaba quer cancelar a Parada LGBTQIA+.Créditos: Divulgação/Vinicius Aith
Escrito en LGBTQIAP+ el

O bolsonarista Vinicius Aith (PRTB), vereador no município de Sorocaba (SP), está sendo denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por classificar a varíola dos macacos à “nova Aids. Com isso, ele pretende impedir a realização da Parada LGBTQIA+ na cidade, marcada para 28 de agosto.

No dia 1 de agosto, Aith afirmou, em postagem nas redes, que a varíola dos macacos é uma “DST (Doença Sexualmente Transmissível) com potencial para ser uma nova Aids”.

Em seguida, o bolsonarista informou que protocolou requerimento para pedir o cancelamento da Parada LGBTQIA+ de Sorocaba, alegando surto da varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a cidade tem oito casos confirmados da doença.

O Movimento LGBTQIA+ de Sorocaba, que organiza o evento, divulgou uma nota, destacando que o requerimento do vereador “acaba nos ajudando a fazer propaganda da nossa parada”, de acordo com reportagem de Bruno Lucca, na Folha de S.Paulo.

Comportamento homofóbico é recorrente no parlamentar

Vinicius Aith tem histórico de homofobia. Em junho de 2022, ele ingressou com representação no Ministério Público para que uma cena de beijo entre duas mulheres na animação Lightyear, da Pixar, fosse editada. A justificativa, que beira o ridículo, é que a cena abordava um elemento extremamente complexo da sexualidade humana [beijo], apresentado de forma não explicativa às crianças.

Em 2021, Aith foi processado pela Associação Transgêneros de Sorocaba por “apresentar com recorrência projetos de lei na intenção de marginalizar a existência de pessoas trans”.