TRANSFAKE

VÍDEO: Atriz brasileira prostituída interrompe peça em Portugal para denunciar “transfake”

Após denúncia, Keyla Brasil teve que se refugiar nas montanhas e diz receber ameaças homofóbicas

Keyla Brasil interrompe espetáculo.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en LGBTQIAP+ el

A atriz trans, professora, ativista e prostituta brasileira Keyla Brasil subiu ao palco do Teatro São Luiz, em Lisboa na semana passada, e interrompeu o espetáculo "Tudo sobre a minha mãe", baseado em filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Seu objetivo foi denunciar que o ator André Patrício, que é cisgênero (pessoa que se identifica com o sexo de nascimento) e fazia o papel de mulher trans. Isso é transfake. Ela exigiu que o ator saísse de cena.

A atitude de keyla teve grande repercussão e acabou virando alvo de vários editoriais no país, que exaltaram a importância da manifestação da atriz brasileira, que diz ganhar a vida nas ruas de Lisboa porque garantiu não conseguir papel no teatro.

“Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar (...) Sabem por que é que eu trabalho como prostituta como Agrado e Lola (personagens)? Porque não temos espaço para estarmos aqui neste palco. Neste lugar sagrado”, protestou Keyla. O vídeo, feito pela plateia, viralizou e foi parar no Instagram da dupla Fado Bicha, que pede o boicote da montagem.

Substituição

O protesto deu resultado. André Patrício foi substituído pela atriz trans portuguesa Maria João Vaz. Keyla, no entanto, teve que sair de Lisboa, pois tem sofrido ameaças.

Ela falou à coluna Portugal Giro: “não digo onde estou, apenas nas montanhas. Pretendo voltar, sim, mas para um lugar seguro. Numa das ameaças que recebi, um português enviou um áudio dizendo que era inadmissível a nação portuguesa ser envergonhada por uma travesti brasileira. Dizia que sabia onde eu trabalhava, em um parque de Lisboa. E que iria lá me matar ou me mandar de cadeira de rodas de volta ao Brasil. Acontece todos os dias.”

Veja o vídeo abaixo:

Com informações do Portugal Giro