Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de fevereiro de 2020, 12h22

Ator Ari Areia será primeiro deputado assumidamente gay a assumir mandato no Nordeste

"Vou é avisar para a bancada fundamentalista já ir comprando uns remedinhos para dor de cabeça”, disse o ator, filiado ao PSOL, que vai assumir mandato na Assembleia Legislativa Cearense

O ator Ari Areia, que vai assumir mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (Divulgação)

O ator e ativista da causa LGBT, Ari Areia, será o primeiro gay assumido a ocupar uma cadeira de deputado estadual no nordeste. Ele é o primeiro suplente do PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará. Teve 11.326 votos nas últimas eleições e foi apoiado por artistas cearenses como Silvério Pereira e Jesuíta Barbosa, além do ex-deputado federal Jean Wyllys.

Ari deve assumir em breve cadeira na Assembleia no lugar de Renato Roseno, que vai se licenciar para concorrer à prefeitura de Fortaleza pelo PSOL. O deputado tem por tradição abrir espaço para novas lideranças políticas em seu mandato.

Nas redes sociais, assim que a notícia começou a se espalhar no Ceará, o ativista escreveu para os seus seguidores: “o fato é que Renato é, sim, nosso pré-candidato a prefeito e na hora que a data dessa suplência estiver definida, eu vou é avisar para a Bancada Fundamentalista já ir comprando uns remedinhos para dor de cabeça”.

Só em 2020, o Ceará já registrou 11 mortes por lgbtfobia e já soma 27 casos graves de agressões à LGBTs. Está entre os cinco estados brasileiros que mais mata travestis, segundo relatório da Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra). Foi lá onde ocorreu o brutal assassinato da travesti Dandara, há três anos.

Ao entrar na Assembleia Legislativa do Ceará, Ari Areia também será o único negro a defender as pautas do movimento negro no parlamento cearense.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum