Governador do RS, Eduardo Leite assume em entrevista à Globo que é homossexual

"Tenho orgulho disso", afirmou o tucano, constantemente alvo de ataques homofóbicos de bolsonaristas

Em entrevista ao jornalista Pedro Bial que vai ao ar na madrugada desta sexta-feira (2), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumiu – pela primeira vez de maneira pública – que é homossexual.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, disse o tucano.

“Nesse Brasil com pouca integridade nesse momento, a gente precisa debater o que se é. Pra que fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, afirmou ainda.

Assista ao trecho.

Homofobia

Leite, que é pré-candidato à presidência pelo PSDB e vai disputar prévias internas no partido, sofre constantemente ataques homofóbicos por parte de bolsonaristas.

Em março deste ano, por exemplo, o mandatário estadual protocolou no Ministério Público do RS uma representação contra o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, por injúria e homofobia. Jefferson, que aderiu ao bolsonarismo recentemente, já é alvo de outras ações pelo mesmo motivo.

O bolsonarista, em entrevista, chamou Leite de “viado” e “calcinha cor-de-rosa” para criticar as medidas de restrição decretadas pelo governador para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

Publicidade

Já no começo de junho, o presidente Jair Bolsonaro criticou o tucano com uma fala de tom homofóbico. “O que eu sei é que o MP (Ministério Público) pediu o destino do dinheiro, mas tem governador que não encaminhou ainda. Não vou falar que ele fez mau uso do dinheiro, pode ter enfiado em outro lugar, pode ser legal, mas o dinheiro era para a saúde”, disparou o titular do Planalto em conversa com apoiadores.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR