terça-feira, 27 out 2020
Publicidade

Jovem é agredido por três homens no centro de SP pelo fato de ser negro e gay: “Sensação de impotência”

Robson Gael, além de agredido, foi chamado de "viadinho" e "preto safado" por três homens enquanto passeava com seu cachorro; assista

Um caso de intolerância e preconceito vem viralizando nas redes sociais nesta segunda-feira (5). O blogueiro de viagens Robson Gael, que é negro e homossexual, denunciou através de seu Instagram que foi agredido por três homens brancos, na tarde de domingo (5), enquanto passeava com seu cachorro em uma rua do centro da cidade de São Paulo.

Segundo Gael, ele foi abordado pelos três homens pelo simples fato de ser negro e gay, já que não havia qualquer outro motivo aparente e, durante as agressões, os indivíduos teriam o xingado de “viadinho” e “preto safado”. Os agressores, além de baterem no jovem, deram chutes em seu cachorro.

“Eles estavam bêbados, drogados possivelmente, mas isso não é base para que eles saiam agredindo as pessoas”, disse Gael, mostrando os ferimentos deixados pela agressão e ressaltando que racismo e homofobia “não é mimimi”.

“A sensação que tenho é de impotência. Em um país em que a maioria das pessoas são negras, temos que passar por uma situação dessas”, lamentou.

A cena foi presenciada por inúmeras testemunhas e, inclusive, registrada em um vídeo feito por um morador da região. Nas imagens é possível ver que os três agressores avançam contra Gael, impedindo qualquer chance de defesa. Inúmeras pessoas que passavam pelo local interviram na defesa do jovem e, em determinado momento, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) tirara os agressores do local. Eles, porém, teriam sido liberados.

Gael, por sua vez, registrou um boletim de ocorrência e lavrou um termo circunstanciado contra os agressores.

Confira o relato e o vídeo da agressão.

Ivan Longo
Ivan Longo
Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.