Taiwan é o primeiro país da Ásia a legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo

Mais de 35 mil pessoas marcharam pelas ruas de Taipé até o Parlamento, pedindo aos legisladores que votassem em favor da união civil igualitária

Foto: Agência Brasil
Escrito en LGBTQIAP+ el
No Dia Internacional contra a LGBTfobia, Taiwan se tornou, nesta sexta-feira (17), o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Centenas de pessoas se reuniram do lado de fora do Parlamento para aguardar a votação e festejaram a decisão. A medida ocorre quase dois anos após o Tribunal Constitucional considerar que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo era inconstitucional. O Legislativo tinha até o dia 24 de maio para transformar a decisão em lei.

O projeto do governo foi aprovado por 66 a 27 votos e proporcionou aos casais do mesmo sexo quase todos os direitos associados a um casamento, o que inclui temas como impostos, seguro e guarda de crianças. Entretanto, faltou a equiparação completa dos direitos de adoção.

Vitória

O resultado representou uma grande conquista para a comunidade LGBT. Mais de 35 mil pessoas marcharam pelas ruas de Taipé, capital do país, até o Parlamento, pedindo aos legisladores que votassem em favor da união civil igualitária.