Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de maio de 2019, 22h54

Vaquinha para jovem vítima de homofobia atinge meta após semana de mobilização

Após nove dias de campanha, vaquinha para Jeff, jovem de 22 anos que ficou em coma após agressão, atingiu meta inicial. O caso repercutiu nas redes após decisão do STF de equiparar a homofobia ao racismo

Reprodução/Facebook

No dia em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para a criminalização da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero (23), um caso ganhou as redes. Tratava-se de uma vaquinha virtual para um jovem que sofreu agressões motivadas por homofobia em dezembro do ano passado e necessitava de doações para que sua família pudesse tirá-lo do hospital após receber alta. Nesta sexta-feira (31), ela ultrapassou a meta inicial.

A liberação de Jefferson Cruz, o Jeff, veio um dia antes do Supremo formar maioria para enquadrar a homofobia dentro do crime de racismo. Ainda que o julgamento não tenha sido encerrado – o que deve ocorrer em julho -, a análise da questão foi considerada histórica e, neste dia, um usuário do Facebook fez uma postagem que obteve mais de 20 mil compartilhamentos e visibilizou o caso de Jeff e a vaquinha virtual iniciada pelos familiares e amigos do jovem de 22 anos.

Pra quem ainda não entendeu a importância da criminalização da homofobia (e pra quem acha que gay não apanha no Brasil),…

Posted by Diego Sena on Saturday, May 25, 2019

Segundo a descrição da vaquinha, no dia 7 de dezembro do ano passado, o estudante, que estava em um bar com os amigos comemorando uma aprovação, foi assaltado, brutalmente agredido e encontrado sufocando-se no próprio sangue. Ao chegar no hospital, “foi constatado varias lesões no corpo, cabeça, lesões no pulmão e traumatismo craniano”. Ele foi operado às pressas para a retirada de um coágulo no cérebro e ficou em estado de coma por cerca de um mês.

Depois de cinco meses e quatro dias internado, Jeff recebeu alta, mas necessitava de cuidados especiais para retornar a sua casa. Segundo os familiares, dentre as necessidades estão: “quarto adaptado, ar-condicionado, cama articulada, balão de oxigênio, botas e luvas ortopédicas, colchão ortopédico, fonoaudióloga, fisioterapeuta”. Para suprir essa demanda, foi criada a vaquinha com um pedido de R$100.000,00.

Nesta sexta-feira (31), nove dias após o início da campanha, a meta foi superada. Pela página “Unidos pelo Jeff”, os responsáveis pela mobilização comemoraram: “Conseguimos! Agradeço imensamente a ajuda de todos vocês
que se solidarizalaram-se. Vocês são anjos na vida de Jefferson. Estamos organizando o quarto dele e esperando as doações chegarem para organizarmos tudo e trazer nosso menino para casa”. A página ainda disponibilizou um contato para quem tiver interesse em visitar o jovem nesse período de recuperação.

Gente, Conseguimos!!!Agradeço imensamente a ajuda de vocêsVocês são anjos na vida de JeffersonEstamos organizando o…

Posted by Unidos pelo Jeff on Friday, May 31, 2019


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum