Imprensa livre e independente
31 de janeiro de 2019, 22h02

Líder da bancada do PT, Pimenta diz que vai defender candidatura de Freixo (PSOL)

PT rechaçou apoiar a candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara e consolidou com o PSOL, PSB e Rede a formação de um bloco de oposição que contará com 98 parlamentares

Foto: Lula Marques
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), afirmou em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (31) que vai defender em reunião com a bancada um apoio dos parlamentares à candidatura de Marcelo Freixo (PSOL-RJ) à presidência da Câmara. A votação ocorre nesta sexta-feira (1). “O PT vai se reunir agora para definir sua estrategia. Eu, como líder, vou para a bancada do PT defender que o partido apoie a candidatura do Freixo”, afirmou. O apoio de Pimenta à Freixo vem em meio à consolidação de um bloco de oposição que rechaça a candidatura de Rodrigo Maia...

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), afirmou em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (31) que vai defender em reunião com a bancada um apoio dos parlamentares à candidatura de Marcelo Freixo (PSOL-RJ) à presidência da Câmara. A votação ocorre nesta sexta-feira (1).

“O PT vai se reunir agora para definir sua estrategia. Eu, como líder, vou para a bancada do PT defender que o partido apoie a candidatura do Freixo”, afirmou.

O apoio de Pimenta à Freixo vem em meio à consolidação de um bloco de oposição que rechaça a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Casa. Mais cedo, PT, PSOL e Rede conseguiram trazer o PSB e, assim, formar um bloco de centro-esquerda que contará, ao todo, com 98 parlamentares.

“Essa formação, nesse momento, reúne quase 100 parlamentares. Já é uma garantia para a sociedade brasileira que haverá um bloco independente do governo Bolsonaro”, garantiu o petista.

O líder da bancada disse também que, ainda na noite desta quinta-feira (31), tentará dialogar com o PCdoB e o PDT para trazê-los para o bloco. Os dois partidos estão apoiando a candidatura de Maia para a presidência da Câmara.

Veja também:  Para Wellington Dias, Lula só sai da cadeia com mobilização na rua, e não na internet

Apesar de sinalizar apoio à Freixo, Pimenta reforçou que a estratégia da escolha da mesa diretora ainda está sendo debatida e que os partidos que formam o novo bloco de oposição terão liberdade de escolha na votação de amanhã, mas seguirão agendas em comum ao longo do ano legislativo.

Assista, abaixo, a íntegra do anúncio.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum