Imprensa livre e independente
03 de setembro de 2018, 13h52

Lula segue na liderança, indica Pesquisa BTG Pactual

Ex-presidente continua em primeiro, com 37% das intenções de voto, em levantamento estimulado, seguido por Jair Bolsonaro, com 22%

Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Lula continua na liderança das intenções de voto nas eleições presidenciais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto FSB Pesquisas, contratado pelo Banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (3). No levantamento estimulado, em um cenário com Lula, ele aparece com 37% da preferência dos entrevistados, o que representa um crescimento de 2% em relação à pesquisa anterior. O ex-presidente aparece bem à frente dos demais candidatos: Jair Bolsonaro (PSL), 22%; Ciro Gomes (PDT), 7%; Geraldo Alckmin (PSDB), 6%; Marina Silva (Rede), 5%; João Amoêdo (Novo), 4%; Álvaro Dias (Podemos), 3%; Guilherme Boulos (PSOL), 1%; Henrique Meirelles (MDB),...

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula continua na liderança das intenções de voto nas eleições presidenciais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto FSB Pesquisas, contratado pelo Banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (3). No levantamento estimulado, em um cenário com Lula, ele aparece com 37% da preferência dos entrevistados, o que representa um crescimento de 2% em relação à pesquisa anterior.

O ex-presidente aparece bem à frente dos demais candidatos: Jair Bolsonaro (PSL), 22%; Ciro Gomes (PDT), 7%; Geraldo Alckmin (PSDB), 6%; Marina Silva (Rede), 5%; João Amoêdo (Novo), 4%; Álvaro Dias (Podemos), 3%; Guilherme Boulos (PSOL), 1%; Henrique Meirelles (MDB), 1%; Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Entrevistados que disseram que não votariam em nenhum, 9%; brancos e nulos, 2%; não sabem, 2%.

No cenário estimuldo colm Fernando Haddad, Bolsonaro está em primeiro, com 26%; seguido por: Ciro, 12%; Marina, 11%; Alckmin, 8%; Haddad, 6%; Amoêdo, 4%; Álvaro, 3%; Meirelles, 1%; Boulos, 1%; Cabo Daciolo, 1%; em ninguém, 18%; brancos ou nulos, 4%; não sabe, 5%; não respondeu, 1%.

Veja também:  Após ter dente arrancado, Bolsonaro deverá passar três dias sem falar

Já no levantamento espontâneo, Lula caiu de 26% para 21%, enquanto Bolsonaro subiu de 19% para os mesmos 21%, o que pode indicar uma reação dos eleitores à decisão do TSE, de impugnar a candidatura de Lula. Demais candidatos: Ciro, 4%; Amoêdo, 3%; Alckmin, 3%; Marina, 3%, Álvaro, 1%, Haddad, 1%; outros, 1%.

A capacidade de transferência de votos de Lula está bem avaliada pelos eleitores. Ao todo, 33% do eleitorado afirmam que poderão votar em Haddad como candidato representante de Lula, dois pontos percentuais acima da rodada anterior da pesquisa; 19% dizem votar nele com certeza (18% semana passada) e 14% afirmam poder votar no ex-prefeito (13% na pesquisa anterior).

A pesquisa foi realizada por telefone, foram entrevistados 2 mil eleitores, entre os dias 1 e 2 de setembro. A margem de erro é de 2%, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE: BR-01057/2018.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum