AGROTÓXICOS

Ativistas são presos após protesto contra Pacote do Veneno; veja vídeo

Manifestantes seguravam faixas com os dizeres “Bancada do Câncer, não vamos engolir o seu veneno”; polícia usou spray de pimenta

Manifestantes protestam contra PL do Veneno.Créditos: Reprodução/Twitter Mídia Ninja
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Um grupo de ativistas foi preso, nesta quarta-feira (16), durante protesto em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Os manifestantes denunciavam o PL 6299/2002, conhecido como Pacote do Veneno.

Vestidos com macacão de segurança e máscaras de gás para deixar claro a luta contra os agrotóxicos, os ativistas seguravam faixas e cartazes com a frase “Bancada do Câncer, não vamos engolir o seu veneno”.

Quando tentavam abrir uma das faixas, o grupo foi impedido pela polícia. Um dos integrantes da corporação, inclusive, jogou spray de pimenta em um dos manifestantes.

O material foi recolhido e os ativistas foram levados no carro da polícia, acompanhados pelos oficiais em ação. Não foi informada a razão da detenção dos manifestantes.

Os ativistas protestavam contra os 301 deputados que votaram favoravelmente ao Pacote do Veneno, na noite de quarta-feira (9).

A aprovação ocorreu em menos de 4 horas, com o plenário analisando o pedido de urgência e o mérito do projeto sem diálogo com a população.

Pacote do Veneno permite que agrotóxicos sejam aprovados sem avaliação da Anvisa

O texto visa substituir a Lei nº 7.802, de 1989, conhecida como a Lei do Agrotóxico, considerada por ambientalistas, sindicalistas e movimentos sociais um marco no processo de redemocratização do país.

O Pacote do Veneno prevê mais autonomia ao Ministério da Agricultura, hoje comandado pela ministra Tereza Cristina, conhecida como “Musa do Veneno” e permite que novos agrotóxicos sejam aprovados sem avaliação prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações do Mídia Ninja