FENÔMENO RARO

Chuva de meteoros encerra mês de maio e será visível no Brasil; veja como acompanhar

A última vez que tal fenômeno ocorreu foi no século XIX e uma tempestade de meteoros cobriu o céu dos EUA

Chuva de meteoros encerra mês de maio e será visível no Brasil; veja como acompanhar.
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Depois do eclipse da Lua de Sangue, os brasileiros poderão acompanhar outro fenômeno no céu durante a madrugada desta segunda-feira (30) para terça-feira (31): trata-se de uma tempestade de meteoros que, segundo pesquisadores, pode ser a maior da história. 

De acordo com a previsão de astrônomos, o fenômeno será melhor observado nos EUA e no México, mas, se as expectativas se confirmarem, os brasileiros poderão acompanhar um espetáculo jamais visto. 

 

Como ocorre o fenômeno 

 

Uma tempestade de meteoros acontece quando fragmentos de rocha, originários de corpos celestes, entram na atmosfera terrestre. Segundo pesquisadores, na madrugada desta terça o planeta deve cruzar verticalmente uma densa região de detritos que são resultados de rupturas ocorridas em um cometa em 1995. Essas quebras produziram uma imensa quantidade de poeira que foi lançada ao espaço. 

A trilha deixada pelo cometa gera uma chuva de meteoros chamada de Tau-Herculídeas, que é de menor proporção. No entanto, astrônomos ouvidos pelo G1 afirmam que as projeções indicam uma das maiores chuvas de meteoros jamais vista.  

A primeira chuva de meteoro deve ocorrer por volta da 0h desta terça e o momento mais intenso deve ocorrer por volta das 2h15, quando a modelagem básica indica de dez a 100 mil meteoros por hora. 

Para uma melhor experiência, é indicado que o evento seja acompanhado em regiões fora dos centros urbanos e em lugares com pouca ou nenhuma iluminação, pois, quanto mais escuro, melhor para acompanhar a chuva de meteoros. 

 

Tau-Herculídeas


Chamada de chuva de meteoros Tau Herculídeas, o evento tem o potencial de ser verdadeira tempestade de meteoros com mais de mil estrelas cadentes por horas durante a noite desta segunda para terça, enquanto a Terra passa por detritos do Cometa 73P/Schawassmann-Wachmann 3.  

Todo ano, entre os dias 19 de maio e 19 de junho, a Terra atravessa uma trilha de detritos deixadas em passagens anteriores do Cometa 73p/Schwassman-Wachmann. Essas partículas, quando atingem a Terra, formam a chuva de meteoros Tau Herculídeas, que tem máxima atividade em 9 de junho. 

Segundo informações do Olhar Digital, o cometa 73P não era muito grande, tinha cerca de 1,5 km de extensão e forma uma trilha muito escassa e, por isso, gera uma das chamadas "chuvas menores", com atividade máxima que não passa de 3 meteoros por hora. 

Mas, em 1995, ocorre9u um evento que chamou atenção dos astrônomos: o cometa 73P se partiu em vários pedaços e, quando isso ocorreu, uma enorme quantidade de partículas no espaço. Essas partículas seguiram vagando em órbita do Sol e neste ano, pela primeira vez, a Terra irá passar por dentro dessa nuvem de detritos. Esse evento pode gerar umas maiores tempestades de meteoros da história recente.

A última vez que os céus das américas vivenciaram tal espetáculo foi entre os dias 12 e 13 de novembro de 1833, quando uma chuva de meteoros irrompeu o céu dos Estados Unidos. 

 

Como acompanhar a chuva de meteoros: 

 

- Por volta da 0h deve ocorrer a primeira chuva. São esperados até 50 meteoros por hora; 

- A segunda tempestade de meteoro deve ocorrer por volta das 2h. Neste momento a chuva pode chegar até 100 mil meteoros por hora. 

- Estar em um lugar escuro, de preferência fora dos centros urbanos 

 

 

 

Com informações do Olhar Digital e G1