ESPETÁCULO

Perseidas, a chuva de meteoros mais esperada do ano acontece nesta sexta; veja como acompanhar

O fenômeno é conhecido por suas bolas de fogo, explosões de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que o rastro médio dos meteoros

Perseidas, a chuva de meteoros mais esperada do ano acontece nesta sexta; veja como acompanhar.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Para as pessoas que gostam de acompanhar fenômenos como meteoros ou a passagem de estrela cadente, a madrugada desta sexta-feira (12) para sábado (13) vai proporcionar um espetáculo. Mas se prepare para madrugar ou levantar bem cedo. 

Na madrugada desta sexta para sábado vai ocorrer o pico da chuva de meteoros Perseidas, que é considerado um dos eventos mais aguardados do ano, pois, eles costumam proporcionar um espetáculo de brilhos e rastros no céu. 

De acordo com a Nasa, as Perseidas também são famosas por suas bolas de fogo, explosões de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que o rastro médio dos meteoros.  

Segundo informações do site Canal Tech, o fenômeno recebe esse nome porque os meteoros parecem partir de um ponto comum (chamado radiante) no céu, na constelação de Perseu. Mas, na verdade eles são fragmentos deixados para trás pelo cometa Swift-tuttle, que cruzou a órbita da Terra em 1992. 


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 

 

A Nasa informa que o Hemisfério Norte é a melhor localização para se acompanhar o fenômeno, principalmente perto do amanhecer. Mas, destacam que no Hemisfério Sul é possível visualizar as estrelas cadentes de Perseidas.

Apesar do Brasil não ser considerado a melhor região para observar o fenômeno, os especialistas afirmam que ainda assim vale a pena e que será possível acompanhar algumas estrelas cadentes a partir da 1h30 da manhã de sexta para sábado. 

As melhores regiões do Brasil para se observar o fenômeno são o Norte e o Nordeste. 

O melhor momento para posicionar para assistir ao espetáculo é a partir das 3h30 da manhã. O fenômeno deve ocorrer até as 6h. 

E para observar o fenômeno é indicado não ter nenhuma luz acessa. Quanto mais escuro o local onde se estiver, mais possibilidade de ver as estrelas cadentes.

Além disso, pedreiras e regiões altas são os melhores locais para se observar a chuva de Perseidas.  

Mas, alerta: como na noite desta sexta-feira teremos uma Superlua, a luz dela pode ofuscar o brilho dos meteoros mais fracos. 

Portanto, separe uma cadeira, roupa de frio e bom espetáculo. 

 

 

 

Com informações do Canal Tech e National Geographic.