IMPRESSIONANTE

VÍDEO: Peixe raro e assustador das profundezas do oceano vai parar em praia dos EUA

Espécie vive a cerca 900m de profundidade, deixando pesquisadores ávidos a solucionar mistério sobre como ela foi parar lá

Peixe-futebol das profundezas encontrado em praia dos EUACréditos: California State Parks
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Um peixe que vive nas profundezas do Oceano Pacífico foi encontrado em uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos. A aparência assustadora do animal chamou atenção e o mistério de como ele foi parar lá martela na cabeça de especialistas da área.

O animal, conhecido como peixe-futebol, foi encontrado no último dia 13 e coletado pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW, na sigla em inglês) para pesquisa.

Essa não foi a primeira vez que um peixe-futebol apareceu no local, o que ocorreu em maio de 2021, segundo o Parque Estadual da Califórnia. Ele informou, ainda, que o espécime anterior está no Museu de História Natural de Los Angeles.

Uma porta-voz do parque explicou que “ver um peixe assim intacto é muito raro e não se sabe como ou por que ele acabou na costa".

“Estas criaturas do fundo do mar são fascinantes e um testemunho dos mistérios do oceano”, disse o Parque em post no X (antigo Twitter).

O que é um peixe-futebol

O peixe da espécie Himantolophus sagamius vive a 900 metros de profundidade no Oceano Pacífico, um nível tão profundo que nem mesmo a luz do sol chega, o que fez com que as fêmeas da espécie se adaptassem.

Elas possuem uma espécie de bulbo que pende de sua cabeça e ilumina o ambiente por bioluminescência. Nele, há um órgão com milhões de bactérias bioluminescentes, são usadas para atrair presas por meio da luz.

Além desta, outras características marcantes do peixe incluem seus dentes afiados espalhados por sua boca grande e suas escamas escuras. Ele também possui estômago expansível, podendo consumir presas maiores que ele.

Os machos são bem menores que as fêmeas. Eles mordem o sexo oposto e  vivem fundidos ao seu corpo.

O peixe-futebol é uma entre as mais de 200 espécies da ordem Lophiiformes, conhecidas como tamboris. Essas são uma das representantes mais conhecidas da vida nas profundezas do oceano.

Temas