VAI ESFRIAR

Onda de calor: saiba até quando as temperaturas estarão altas em São Paulo (SP)

Após alívio no tempo quente, estado deve ter tempestades e rajadas de vento intensas, diz Defesa Civil

Operação Altas Temperaturas, projeto da prefeitura de São Paulo para ajudar a população contra os efeitos do calor excessivo.Créditos: Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Escrito en MEIO AMBIENTE el

A cidade de São Paulo, como o resto do Brasil, passa por uma intensa onda de calor, que teve início no último dia 8. Atualmente, a região está em alerta vermelho, de acordo com a classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que significa que a zona é de grande perigo. Nesta terça-feira (14), a cidade registrou sua segunda maior temperatura em 80 anos, 37,7ºC.

Mas o calor excessivo já tem data para acabar na capital paulista, e antes do resto do país. As temperaturas devem começar a baixar a partir da sexta-feira (17), enquanto que outros estados ainda sofrerão com o calorão durante o fim de semana.

Como fica o clima em São Paulo após a onda de calor

De acordo com o Climatempo, entre a sexta e o domingo (19), a diferença da temperatura máxima em SP deve ultrapassar os dez graus, com cerca de 25ºC de máxima no domingo. Isso se deve à chegada de uma frente fria na cidade e no estado durante o fim de semana.

A frente fria trará temporais com raios e rajadas de vento, podendo chegar a chover granizo. A Defesa Civil paulista emitiu um alerta para todo o estado nesta quarta-feira (15). De acordo com a nota, no fim de semana haverão rajadas de vento com velocidades que podem variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h antes ou durante as chuvas.

Para o Inmet, São Paulo está em alerta amarelo, com perigo potencial de tempestades.