AQUECENDO

Vai esquentar de novo e ainda mais! Brasil terá “onda de calor histórica”, diz Climatempo

Previsão indica temperaturas que superam os 40 graus em pelo menos metade dos estados brasileiros; fenômeno deve durar mais tempo desta vez

Imagem Ilustrativa.Créditos: Reprodução/Freepik
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Nesta próxima semana, o Brasil deve passar por mais uma onda de calor, segundo o serviço de meteorologia Climatempo. O fenômeno deve ser semelhante ao que ocorreu em setembro deste ano, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o clima do país.

O agravante é que esta nova onda de calor deve durar mais tempo e atingir mais estados, fazendo com que o meteorologista Vinicius Lucyrio, do Climatempo, a classifique como “histórica”.

"Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, disse.

Qual a previsão do tempo

Nesta quarta-feira (8), as temperaturas já começam a subir muito, mais de 5ºC acima do previsto para a época. É esperado calor intenso para norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e em pontos do Rio Grande do Sul, além de São Paulo, cuja região oeste deve contar com temperaturas acima de 37ºC, e Goiás.

Na quinta-feira (9), as madrugadas devem começar a ser atingidas pelo calorão, principalmente em Mato Grosso do Sul (MS) e sudoeste de Mato Grosso (MT).

Na sexta-feira (10), a temperatura começará a atingir os 40ºC, se estendendo pelo fim de semana. Segundo o Climatempo, SP, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, MS, MT, Rio de Janeiro e Paraná devem ser afetados.

E o calor deve se prolongar até a próxima semana, com a temperatura de estados como Bahia, Piauí, Pernambuco e Rondônia ultrapassando os 40ºC até, pelo menos, a quarta-feira (15).