RIO DE JANEIRO

RJ: Macaé receberá feira de responsabilidade socioambiental

Evento irá marcar o lançamento do Observatório Socioambiental TerraPuri, que reúne dados ambientais sobre a região do Açu

Município de Macaé.Vista aérea da cidadeCréditos: Ana Chaffin
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Macaé, cidade do interior do Rio de Janeiro, receberá a XVII Feira de Responsabilidade Socioambiental da Bacia de Campos entre os dias 16 e 18 de dezembro. O evento, que acontece desde 2008, este ano terá o tema “Rumo à COP-30 – Enfrentando Desafios Climáticos” e será palco do lançamento do Observatório Socioambiental TerraPuri.

Idealizado pelo Instituto Visão Socioambiental (IVS), em parceria com a ONG norte-americana Earthworks, o Observatório é uma plataforma desenvolvida para facilitar o acesso a informações sobre projetos e empreendimentos, focado inicialmente na região do Açu, onde estarão disponíveis documentos e estudos dos processos de licenciamento ambiental e notícias do setor.

LEIA TAMBÉM: Documentário mostra desafios de famílias expulsas para construção do maior porto privado do país

“A criação da TerraPuri é um avanço significativo, que aumenta o acesso a dados ambientais, além de dar voz às comunidades afetadas pelos grandes empreendimentos na região”, enfatiza Thièrs Wilberger, biólogo e ativista ambiental, e um dos idealizadores da plataforma. “Nosso objetivo é promover a responsabilidade social e incentivar a participação ativa do público nas discussões ambientais”, finaliza.

Bernadete Vasconcelos, presidente do Instituto Visão Socioambiental, lembra da importância da parceria com a ONG norte-americana Earthworks, reconhecida mundialmente por sua atuação em justiça ambiental. “O projeto TerraPuri busca ampliar a visibilidade das questões socioambientais no Brasil, fomentando debates para soluções sustentáveis e transparentes. E a realização desse projeto só foi possível com o patrocínio da Earthworks”, destaca. 

Nos três dias de evento, haverá debates sobre os impactos socioambientais e as políticas públicas que afetam a região, de onde sairá um documento coletivo sobre as necessidades das comunidades da região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Além dessa construção histórica, serão debatidas as mobilizações para a COP-30 com foco em pressionar por compromissos reais em relação às regiões impactadas.

A Feira terá início no dia 16 de dezembro, às 14h, com o lançamento do TerraPuri e a apresentação do documentário “Açu dos Desgostos”, e acontecerá no Campus da Cidade Universitária, em Macaé (RJ). A entrada é gratuita.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.