O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possui um sistema de monitoramento dos eventos climáticos, o Alert-AS – o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul. Os alertas são disponibilizados no site e encaminhados para a Defesa Civil Nacional e dos estados.
Os comunicados do INMET pretendem mitigar os riscos do tempo severo à agricultura, ao meio ambiente e à sociedade brasileira. As diferentes cores dos alertas indicam diferentes níveis de gravidade:
Te podría interesar
Alerta Amarelo – Perigo Potencial
Situação meteorológica possivelmente perigosa, deve-se ter cuidado com “atividades sujeitas a riscos de carácter meteorológico” e manter-se informado, sem correr riscos desnecessários. No caso de chuva os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Te podría interesar
Alerta Laranja – Perigo
Situação meteorológica perigosa. A indicação é manter-se muito vigilante e regularmente informado, seguindo os conselhos das autoridades e atualizado sobre riscos que podem ser inevitáveis. No caso de chuva há risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta Vermelho – Grande Perigo
Situação meteorológica de grande perigo. Nesse contexto estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de grandes danos e acidentes, com risco para a integridade física e à vida humana. Novamente, a indicação do INMET é manter-se informado, evitar colocar-se em risco e seguir os conselhos das autoridades, preparado para medidas de emergência. No caso de chuva há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O INMET também categoriza os avisos relacionados à chuva em três categorias: acumulado de chuva, chuvas intensas e tempestade.
Acumulado de chuva
Considera somente os volumes de chuva. É dividido entre:
- Risco amarelo: volume de chuva (em milímetros = mm) de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia
- Risco laranja: volume de chuva (em milímetros = mm) de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia
- Risco vermelho: volume de chuva (em milímetros = mm) maior que 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia
Chuvas intensas
Considera pancadas de chuva com descargas elétricas e rajadas de vento. É dividido entre:
- Risco amarelo: ventos intensos entre 40 e 60 km/h, chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia
- Risco laranja: ventos intensos entre 61 e 99 km/h, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia
- Risco vermelho: ventos intensos maiores que 100 km/h, chuva maior que 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia
Tempestade
Considera toda a descrição referente às chuvas intensas e quedas de granizo. É dividido entre:
- Risco amarelo: ventos entre 40 e 60 km/h, chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia e queda de granizo
- Risco laranja: ventos intensos entre 61 e 99 km/h, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e queda de granizo
- Risco vermelho: ventos intensos maiores que 100 km/h, chuva maior que 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e queda de granizo
Além disso, o INMET monitora as seguintes condições climáticas adversas:
- Ventos Costeiros
- Ressaca
- Onda de Frio
- Tornados
- Tempestade de Raios
- Granizo
- Vendaval
- Onda de Calor
- Friagem
- Geada
- Estiagem
- Seca
- Incêndios
- Baixa Umidade
- Neve
- Declínio de Temperatura
Acesse o portal em https://alertas2.inmet.gov.br/. A Defesa Civil de São Paulo indica que em caso de tempestades, deve-se buscar abrigo em uma edificação ou veículo. Caso esteja na praia, rio, lago, piscina, campo de futebol ou áreas abertas, deve-se sair imediatamente, sempre mantendo distância de objetos altos e isolados, como árvores e postes, que podem atrair raios. Também deve-se evitar usar aparelhos conectados às fiações elétricas.