Imprensa livre e independente
13 de maio de 2019, 12h42

Mercado reduz pela 11ª vez projeção do PIB para 2019

Nos bastidores da área econômica, o número atual de expansão do PIB está alinhado com o mercado: em torno de 1,5%, com novos cortes já previstos

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano caiu de 1,49% para 1,45%, de acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Esta é a 11ª queda consecutiva nas projeções. A variação é pequena, mas o dado chama atenção por não interromper a sequência de reduções nas estimativas das últimas semanas, numa série de cortes que teve início logo após a divulgação do crescimento econômico de 2018. O jornal Valor Econômico informou na semana passada que o governo deve reduzir sua projeção de crescimento econômico para 2019 novamente. Os cálculos ainda estavam sendo...

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano caiu de 1,49% para 1,45%, de acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Esta é a 11ª queda consecutiva nas projeções.

A variação é pequena, mas o dado chama atenção por não interromper a sequência de reduções nas estimativas das últimas semanas, numa série de cortes que teve início logo após a divulgação do crescimento econômico de 2018.

O jornal Valor Econômico informou na semana passada que o governo deve reduzir sua projeção de crescimento econômico para 2019 novamente. Os cálculos ainda estavam sendo finalizados, mas o viés em relação aos 2,2% projetados no relatório de receitas e despesas de março é de baixa. Nos bastidores da área econômica, o número atual de expansão do PIB está alinhado com o mercado: em torno de 1,5%, com novos cortes já previstos.

A economia brasileira cresceu 1,1% em 2018, após evolução de 0,1% no quarto trimestre, frente ao terceiro, feitos os ajustes sazonais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também:  Milton Leite, do SporTV, defende Lula Livre e regulação dos meios de comunicação

A pesquisa Focus coletou estimativas até o fim da semana passada.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum

#tags