Receita Federal acusa Globo de "associação criminosa" em contratos com artistas

Órgão ligado ao Ministério da Economia promove uma devassa em acordos de PJ feitos pela emissora

Escrito en MÍDIA el

A Receita Federal disparou 12 autuações nos últimos dias apontando uma suposta "associação criminosa" da Rede Globo com artistas em contratos firmados com a empresa de entretenimento. No total, 43 artistas seriam alvo da Receita.

Segundo informações do jornalista Vinícius Andrade, do portal Notícias da TV, a emissora é classificada"como solidariamente responsável pelo pagamento da autuação" nas investigações da Receita, que aponta irregularidades em contratos de Pessoa Jurídica firmados por ela com atores e atrizes nos últimos anos.

O advogado da emissora afirma que não há ilegalidade nos contratos. "A primeira autuação é composta de 65 páginas escritas pelo fisco a fim de imputar a prática de crime contra a ordem tributária praticado pela emissora em conluio com o ator, o que não faz o menor sentido" disse Leonardo Antonelli ao Notícias da TV.

"Depois de encerrada a via administrativa, o contribuinte pode ingressar em juízo. Como as decisões da Receita são contrárias, estamos ingressando paralelamente em juízo e confiantes de que o Poder Judiciário irá, ao final, reconhecer que essa diferença não é devida e que o uso de pessoa jurídica (pejotização) está previsto em lei e é lícito", completou.

Entre as cobranças feitas pela Receita contra os 43 artistas e a Globo há multas de até R$ 10 milhões, segundo o advogado.

A Receita Federal integra o Ministério da Economia, estando vinculada de certa maneira ao governo do presidente Jair Bolsonaro - que se diz inimigo da TV Globo. Na última semana, a Receita exonerou servidor que teria atuado contra Flávio Bolsonaro segundo relatório atribuído à Abin.