"O ano em que o Brasil virou pária", artigo de agência pública alemã detona governo Bolsonaro

"Hoje, nenhuma nação da estatura do Brasil tem reputação tão ruim no mundo", diz o texto do jornalista Jean-Philip Struck, que ganhou destaque no site da Deutsche Welle

Olavo de Carvalho, Bolsonaro, Ernesto Araujo e Eduardo Bolsonaro (Reprodução)Créditos: Twitter
Escrito en MÍDIA el

Artigo do jornalista Jean-Philip Struck, brasileiro sediado na Alemanha, intitulado "O ano em que o Brasil virou pária", ganhou o principal destaque no site da Deutsche Welle, rede pública de informações alemã nesta quarta-feira (30).

"Gestão desastrosa da pandemia e antagonismo com parceiros aceleraram isolamento do país, em processo celebrado pelo governo como conquista. Hoje, nenhuma nação da estatura do Brasil tem reputação tão ruim no mundo", diz o subtítulo do texto, sobre uma foto de Jair Bolsonaro.

Segundo o jornalista, a declaração do chanceler brasileiro Ernesto Araújo no mês de outubro, de que se a atual política externa do Brasil "faz de nós um pária internacional, então que sejamos esse pária", tornou-se realidade.

"A fala de Araújo escancarou pelo segundo ano consecutivo o isolamento do país no cenário internacional, e que o quadro não vem ocorrendo por acidente, mas aparentemente como um projeto voluntário do governo Bolsonaro", escreve.

O texto diz que 2020 aprofudou o isolamento da diplomacia brasileira, iniciado em 2019, e "empurrou o país para um isolamento nunca visto desde a redemocratização".

"O Brasil continuou a se distanciar dos seus vizinhos latino-americanos; foi na contramão de boa parte do mundo na gestão da pandemia de covid-19; fez apostas fracassadas como a manutenção de uma pretensa relação especial com Donald Trump; se viu excluído de debates onde o país costumava ter voz ativa, como a questão do meio ambiente; e reforçou uma política de hostilidade a grandes parceiros comerciais, como a União Europeia e a China", lista o jornalista, que detalha cada ponto no artigo.

Leia a íntegra