Vídeo do governo usa fotos de banco de imagem para simular pessoas falando com Bolsonaro

Divulgado nas redes do governo, vídeo "Alô, presidente" mostra Bolsonaro supostamente conversando com brasileiros por telefone, mas as imagens associadas a eles são facilmente encontradas em bancos de imagens de modelos na internet

Reprodução
Escrito en MÍDIA el

Em uma tentativa de mostrar proximidade de Jair Bolsonaro com os brasileiros, o governo divulgou em suas redes oficiais, nesta terça-feira (1), um vídeo em que mostra o presidente, supostamente, falando por telefone com duas pessoas do Nordeste sobre obras executadas recentemente na região.

Intitulado "Alô, presidente", o vídeo, divulgado no perfil do próprio Bolsonaro, traz um som de toque de celular para dar a entender que o capitão da reserva estaria recebendo telefonemas das pessoas.

"Alô, presidente. Aqui é Maria Eulina. Eu queria saber como tá o projeto de transposição do Rio São Francisco aqui no Ceará", diz uma voz com um som de quem está falando ao telefone, antes de ser respondida por Bolsonaro, com uma foto da suposta Maria Eulina. Acontece que a foto que aparece no vídeo faz parte do banco de imagens iStock, e é vendida por R$ 45. Com uma simples busca no Google por "mulher idosa sorri adulta" é possível encontrar a foto.

O mesmo se observa no segundo personagem do vídeo, que é identificado como Francisco Valmar, de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. A imagem associada a ele também é encontrada em um banco de imagens, o Shutterstock. A imagem, inclusive, é associada em um site estadunidense ao mecânico de caminhões Michael Hickman.

Foto associada a Francisco Valmar no vídeo de Bolsonaro aparece em banco de imagens estadunidense (Reprodução)

Outro lado 

Procurada pela Fórum, a Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro não respondeu aos questionamentos sobre o motivo pelo qual utilizaram fotos de bancos de imagens e as associaram a supostos cidadãos brasileiros, se limitando a dizer que a peça estava "inacabada" e que o vídeo foi retirado do ar. 

“O vídeo publicado no dia de hoje, 1° de julho, nas redes sociais pessoais do presidente Jair Bolsonaro, trata-se de uma peça piloto inacabada que não deverá ser veiculada, não possuindo, portanto, caráter oficial. De todo modo, a fim de sanar qualquer tipo de distorção dos fatos, o vídeo foi retirado do ar”, diz a nota. 

Reincidência

Em abril, no lançamento do programa “Pró-Brasil”, foi feita uma imagem de divulgação que utiliza uma foto de crianças brancas que também são de bancos de imagem.

O site da rede árabe Sua Biblioteca já havia publicado a foto em 24 de julho de 2019 para ilustrar um artigo de Omar Ahmed sobre “desenvolvimento mental no final da infância”.

A rede árabe, criada em 2006, se propõe a atuar na tradução para pesquisadores arábes de diversos campos científicos, sendo referência para as sociedades árabes.