Jornal Nacional, da Globo, tem o pior nível de audiência de sua história

De 2001 para cá, o JN deixou de ser visto por 41% das TVs ligadas no país, ou 2 em cada 5 aparelhos de TV que se "desligaram" do telejornal

Jornal Nacional. Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, a Rede Globo teve, em 2021, os piores índices de audiência de sua história. A queda foi ainda mais evidente no jornalismo da emissora.

O "Jornal Nacional", principal telejornal da emissora, terminará o ano na casa dos 24,4 pontos de média e 37,7% de "share" (participação no universo de TVs ligadas) na medição nacional, que é chamada de PNT, ou Painel Nacional de Televisão.

A liderança ainda é folgada, mas jamais a Record, com 9,7 pontos e 15% de "share", esteve tão perto dele na tabela. Cada ponto nessa medição —que abrange as 15 maiores regiões metropolitanas do país— vale por cerca de 270 mil domicílios.

Pior que 2015

O resultado do "Jornal Nacional" foi ainda pior que o do ano de 2015, quando o programa também viveu uma grave crise. Na época, registrou 24,7 pontos e 39,7% de "share".

De 2001 para cá, o JN deixou de ser visto por 41% das TVs ligadas no país, ou 2 em cada 5 aparelhos de TV que se "desligaram" do telejornal.

Esse público, no entanto, não migrou para outras plataformas ou canais da Globo, e sim para o streaming de forma geral, para outros canais pagos e abertos, para a internet ou para outros afazeres (como redes sociais).

Veja como foi a audiência do "JN" neste século (média nacional)

Ano, pontos de ibope e "share"

2001 - 38,5 pontos e 63,3%
2002 - 38,9 e 61,8%
2003 - 38,9 e 62,5%
2004 - 41,9 e 67,1%
2005 - 37,9 e 59,7%
2006 - 37,6 e 58,5%
2007 - 34,9 e 57,5%
2008 - 34,0 e 55,7%
2009 - 33,1 e 54,5%
2010 - 30,7 e 52,3%
2011 - 32,7 e 54,9%
2012 - 30,9 e 53,5%
2013 - 28,4 e 48,7%
2014 - 25,5 e 43,6%
2015 - 24,7 e 39,7%
2016 - 27,7 e 42,1%
2017 - 29,3 e 43,9%
2018 - 29,2 e 44,2%
2019 - 28,0 e 43,1%
2020 - 27,8 e 42,0%
2021* - 24,4 e 37,7%

FonteDados da Kantar Ibope obtidos pela coluna Splash, de Ricardo Feltrin, por terceiros; por contrato, a Kantar não pode divulgá-los à imprensa