"Censura": Jean Wyllys critica corte em analista que falava sobre Lula na GloboNews; veja vídeo

Professor Fernando Abrucio fazia análise positiva dos governos Lula para explicar sua liderança nas pesquisas quando foi interrompido por apresentador; assista

Reprodução/GloboNews
Escrito en MÍDIA el

Jean Wyllys chamou de "censura disfarçada" o corte que a GloboNews deu no cientista político Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), enquanto ele falava sobre o legado do ex-presidente Lula (PT) durante o programa "Em Pauta".

"Censura disfarçada. E desejo de ver seu propagação enganosa prosperar. O povo não é bobo, já chega Rede Globo: faça jornalismo e respeite nossa a inteligência alheia", escreveu o ex-deputado.

O analista comentava sobre a nova pesquisa Ipec que mostra ampla vantagem de Lula na corrida presidencial, com chances de vencer no 1º turno, quando foi abruptamente interrompido, justamente enquanto enumerava os motivos pelos quais o petista poderia ganhar.

“Primeiro a lembrança do seu período. Um pouco mais de 50% dos eleitores brasileiros são da classe D e E, essas pessoas têm a memória do governo Lula. Acabou aquela discussão antipetista. Esquece. Elas colocaram filhos na faculdade, tinham emprego, estabilidade de vida. E essas coisas estão acabando. Então, é isso que favorece o Lula. Aliás, uma segunda coisa que favorece bastante o Lula é que ele conseguiu entender o discurso que a população mais pobre quer”, dizia o professor. Antes de prosseguir com seu raciocínio, no entanto, foi interrompido pelo apresentador Marcelo Cosme.

“Professor, muito obrigado, é que eu tenho que correr para Brasília, que tem uma informação que acaba de chegar. Agradeço muito sua ajuda. Grande abraço e boa noite para o senhor”, disse o jornalista, dispensando Abrucio.

A interrupção foi feita para noticiar a eleição de Antonio Anastasia para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). A cena que procede o corte, no entanto, é questionável, já que o próprio apresentador se confunde.

"Desculpa interrompê-lo, mas a pauta é notícia que acaba de chegar. Jair Renan Bolsonaro... Vamos voltar o TP? Não? Só um pouquinho gente, a gente teve... O que que é para eu chamar agora aqui?", questiona Cosme, mexendo no teclado. Em seguida, anuncia a notícia sobre o TCU.

Assista ao vídeo

https://twitter.com/henriquecanossa/status/1470965500104646659?s=20

Confira abaixo parte da repercussão nas redes

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) postou o vídeo que mostra o momento da interrupção em seu Twitter. "Cientista político explicava na Globo News por que @LulaOficial tem tanta vantagem sobre os adversários e poderia vencer a eleição no 1º turno... até que foi abruptamente cortado e mandado embora da entrevista. O ponto eletrônico: - CORTA! CORTA! CORTA!", escreveu.

Outros espectadores também questionaram o momento. Confira:

https://twitter.com/fafer16/status/1471060338875510785?s=20
https://twitter.com/CezarRibeiroAn1/status/1471056996698886150?s=20
https://twitter.com/Nkt913/status/1470918078636740618?s=20
https://twitter.com/bmlazari/status/1470918250020155395?s=20