Rede Globo: audiência das novelas desaba em 21 anos, aponta levantamento

A emissora, que já havia registrado recorde negativo de audiência do Fantástico e do Jornal Nacional, perdeu mais da metade do público de novelas desde o ano 2000

"Avenida Brasil", exibida em 2012, foi o último grande sucesso entre as novelas das 21 horas na Globo
Escrito en MÍDIA el

O avanço dos serviços de streaming e a costumeira falta de credibilidade têm provocado estragos na audiência da Rede Globo. Depois de registrar recorde negativo na audiência do Fantástico, exibido há 48 anos aos domingos, e do Jornal Nacional, as novelas da emissora perderam mais da metade do seu público desde o ano 2000.

Os dados foram levantados pela Kantar Ibope e divulgados pela coluna de F5, de Cristina Padiglione, na Folha de S.Paulo. Os números mostram que, mesmo se mantendo na liderança da audiência na Grande São Paulo e no Brasil, os índices da Globo desabaram, da mesma forma que o share, que é a participação da emissora entre o total de aparelhos ligados.

O fenômeno, porém, não representa que as emissoras concorrentes tenham conquistado mais audiência na Grande São Paulo e na média nacional.

A TV Record, por exemplo, avançou em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Belém (PA). Porém, este crescimento localizado não compensa o público que abandonou a Globo.

Ainda segundo o levantamento, o STB também vem perdendo espaço na audiência, sem conseguir, sequer, chegar a dois dígitos de audiência, a não ser na decisão da Libertadores, que envolveu dois clubes brasileiros: Palmeiras e Flamengo.

Audiência se transfere cada vez mais para o “streaming”

A debandada, especialmente em programas tradicionais da Globo, como Fantástico, Jornal Nacional e as novelas, se explica pelo consumo cada vez maior do chamado streaming, setor que mais avançou entre os dados aferidos pela Kantar Ibope.

A Netflix, primeiro serviço de streaming relevante, chegou ao Brasil em 2011. Não é coincidência que desde 2012, depois do sucesso de “Avenida Brasil”, a Globo não consegue mais chegar a 40 pontos de audiência entre as novelas das 21 horas.