Na torcida por Moro, Merval Pereira cria fake news sobre rejeição de Lula

Alçado recentemente à presidência da Academia Brasileira de Letras, porta-voz da Família Marinho mente ao dizer que "favoritos nas pesquisas eleitorais são os três mais rejeitados".

Moro e Merval Pereira, do jornal O Globo (Foto: Isaac Amorim/MJSP)Créditos: Divulgação/CNC
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Formando uma milícia virtual para chamar de sua - a exemplo do que fez o ex-chefe, Jair Bolsonaro (PL), em 2018 -, Sergio Moro (Podemos) conta com a ajuda de "formadores da opinião" da mídia liberal para criar fake news contra Lula (PT), que lidera com folga as pesquisas de intenção de votos.

Em artigo nesta quinta-feira (9) no jornal O Globo, Merval Pereira, principal porta-voz político da família Marinho, criou uma fake news para colocar o petista no mesmo nível de rejeição de Moro e Bolsonaro ao analisar a pesquisa Quaest divulgada no dia anterior.

"A exemplo do que aconteceu em 2018, os favoritos nas pesquisas eleitorais são os três mais rejeitados pelos eleitores, por razões diversas", escreve Merval, que foi alçado recentemente à presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A pesquisa, no entanto, mostra que Lula é o pré-candidato com menor rejeição entre os principais nomes.

Com 43% de eleitores que o "conhecem e não votariam nele", Lula está na quinta posição. À frente dele estão: Jair Bolsonaro (64%), Sergio Moro (61%), João Doria (59%) e Ciro Gomes (55%).

Lula só fica à frente de Rodrigo Pacheco (DEM) e Felipe Dávila (Novo), que são desconhecidos pela maioria da população (veja todos os dados aqui).

Em seu texto, Merval não disfarça a torcida por Moro. "As pesquisas divulgadas até hoje mostram a posição de Sergio Moro consolidada como terceira via, ultrapassando Ciro Gomes e estabilizado em dois dígitos. Para quem foi apresentado como pré-candidato há menos de um mês, é boa demonstração de força", diz o colunista da Globo ressaltando que "no primeiro turno, Moro não tem por onde crescer, a não ser em cima do eleitorado de Bolsonaro".

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