Facebook faz pressão por conteúdo pago e bloqueia notícias em feeds na Austrália

Medida afetou toda a imprensa local. Páginas oficiais de órgãos de saúde e redes de assistência também tiveram publicações apagadas

Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O Facebook decidiu bloquear todo o conteúdo jornalístico de sua plataforma na Austrália. Com isso, usuários acordaram nesta quinta-feira (18) sem acesso às notícias que antes apareciam no feed da rede social.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a medida faz parte de uma investida do Facebook em relação às leis de pagamento pelo conteúdo presente na plataforma.

A decisão afetou não só o setor jornalístico, mas também políticos e órgãos do governo. As páginas oficiais de órgãos de saúde e redes de assistência social, por exemplo, também tiveram o conteúdo de suas páginas apagado.

O primeiro-ministro Scott Morrison se posicionou contra a medida em sua própria página no Facebook. "As ações do Facebook contra a Austrália, cortando serviços de informação essenciais sobre saúde e serviços de emergência, foram tão arrogantes quanto decepcionantes", escreveu.

"Essas ações só vão confirmar as preocupações que um número cada vez maior de países tem sobre o comportamento das grandes empresas de tecnologia, que pensam estar acima das leis", completou.