Jornal Nacional faz cobertura positiva e garante mais de 10 minutos a discurso histórico de Lula

O ex-presidente já havia elogiado a mudança na cobertura da Globo sobre a Lava Jato durante a coletiva

Foto: Reprodução/GloboPlay
Escrito en MÍDIA el

O Jornal Nacional, da TV Globo, desta quarta-feira (10) garantiu mais de 10 minutos à cobertura do discurso histórico do ex-presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, dois dias depois da anulação de todas as condenações do mandatário na Lava Jato. Na terça-feira (9), o telejornal mudou o tom sobre a operação, o que gerou elogios do próprio Lula.

"O ex-presidente Lula fala pela primeira vez desde a anulação das condenações na Lava Jato de Curitiba. Afirma que é inocente, que foi vítima da maior mentira jurídica em 500 anos, mas que não tem mágoa. Faz críticas ao governo Jair Bolsonaro e ataques ao ex-juiz Sergio Moro e aos procuradores da operação", disseram os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos já na abertura do noticiário.

Entre os trechos divulgados pelo telejornal estão o de que o ex-presidente afirma que não guarda mágoa apesar de ter sido vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história. “Esta dor que a sociedade brasileira me faz dizer para vocês: a dor que eu sinto não é nada diante da dor que sofre quase 270 mil pessoas que viram seus entes queridos morrer”, disse Lula em declaração exibida pelo JN.

Muitas críticas a Moro também foram reproduzidas. "Eu já fui absolvido de todos os processos fora de Curitiba, mas nós vamos continuar brigando para que o Moro seja considerado suspeito. Porque ele não tem o direito de se transformar no maior mentiroso da história do Brasil e ser considerado herói por aqueles que queriam me culpar. Deus de barro”, afirmou.

O telejornal ainda apontou que Lula não poupou o presidente Jair Bolsonaro, questionando desde a condução da pandemia ao manejo da economia, passando pela liberação de armas.

A reportagem, conduzida pela jornalista Patricia Falcoski, ainda destacou que Lula está disposto a dialogar com outros setores. “Eu quero conversar com a classe política. Porque muitas vezes a gente se recusa a conversar com determinados políticos. Eu gostaria que no Congresso Nacional só tivesse gente boa, de esquerda, progressista, mas não é assim. O povo elegeu quem ele quis eleger. Então nós temos que conversar com quem está lá para ver se consertamos este País”, declarou o ex-presidente em outro trecho exibido no noticiário global.

Em reportagem exibida antes, o telejornal ironizou o fato do presidente Jair Bolsonaro só ter voltado a usar máscaras de proteção após a coletiva do ex-presidente.