Lula sobre cobertura do caso triplex: "Globo não tem coragem de reconhecer que errou"

"Fiquei esperando o Jornal Nacional falar que finalmente fui absolvido", disse o ex-presidente ao comentar o encerramento definitivo do processo sobre o "triplex do Guarujá"

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en MÍDIA el

O ex-presidente Lula (PT), durante a cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP), Moisés Selerges, neste sábado (29), subiu o tom contra a Globo por conta da cobertura que a emissora fez sobre o encerramento definitivo do processo do "triplex do Guarujá".

Na última quinta-feira (27), a juíza Pollyana Alves seguiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e arquivou o processo. Na peça, magistrada cita  a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou o ex-juiz Sergio Moro parcial no processo e, com a anulação, o caso teria que recomeçar do zero. Como Lula tem 76 anos, não haveria tempo hábil de retomar a investigação antes da prescrição do caso.

Lula foi absolvido já na anulação da condenação, no ano passado, já que as supostas "provas" também foram anuladas e não poderiam ser reutilizadas em um novo processo. A Globo, assim como boa parte da imprensa, entretanto, noticiou o caso dando a entender que o ex-presidente teria ficado "impune" apenas por mera prescrição, e não porque sua condenação foi extinta.

"Quem conta uma mentira passa a vida toda mentindo para justificar. Veja a rede Globo. Viram o Jornal Nacional ontem? Viram o negócio do triplex? A Justiça anulou o processo do triplex. Eu estava vendo o Jornal Nacional e acharia bonito eles dizerem: 'finalmente Lula foi absolvido, acabou o processo'. Não. Eles deram a notícia, disseram que a juíza trancou o processo mas que eu não fui julgado, por isso não estou inocentado. Não, eu não fui condenado porque eu não tinha crime, não fui condenado porque o Moro mentiu, porque o MP mentiu. Não tem crime.", disse Lula.

"A Globo, a televisão, os jornais, compraram a mentira. Foi o maior acordo feito na história da comunicação desse país com parte do judiciário e MP. Eu minto para você, você mente para o jornalista, o jornalista mente para o povo e o Lula que se ferre. Era essa a lógica", prosseguiu o ex-presidente.

Lula afirmou que ficou "esperando o Jornal Nacional" dizer que ele "finalmente foi absolvido", mas ponderou afirmando que a Globo não pode fazer isso. "E por que não pode? Por que mentiram tanto nos últimos anos que não podem admitir que erraram. Eles não tem coragem de reconhecer: nós erramos, nós fomos enganados pelo Moro, pelo MP", declarou.

O petista ainda disse que "tem mais julgamento que vai vir por aí para a gente desmentir um por um".