CIDADE ALERTA

Record leva multa por reportagem em que Marcelo Rezende diz à polícia: “Atira, é bandido!"

A juíza avaliou que o noticiário “extrapolou, em muito, o simples dever informativo e o exercício da liberdade de expressão do narrador”

Marcelo Rezende.Créditos: Reprodução de Vídeo TV Record
Escrito en MÍDIA el

A Rede Record foi condenada a pagar R$ 1.097.700,00 a título de reparação por abuso em uma cobertura ao vivo feita pelo Cidade Alerta em 2015. Na ocasião, o falecido apresentador Marcelo  Rezende mostrava uma perseguição policial e instruía procedimentos:

"São dois ladrões numa moto. A Rocam já tá em cima. Lá vai sair tiro, hein. Vai sair tiro! Porque se é nos Estados Unidos, atira! O homem da Rocam quase cai. (...) Atira, meu camarada, é bandido!", alertou. Depois dos disparos, o âncora afirmou: "Se ele atirou é porque o bandido estava armado. E ele fez muito bem.”

Processo corre desde 2016

No processo, que corre desde janeiro de 2016, a emissora foi acusada pelo Ministério Público Federal de incitação à violência, ao mostrar um tiroteio ao vivo entre policiais da Rocam com dois bandidos, sendo os suspeitos executados no final quando já estavam caídos no chão.

A magistrada Marisa Claudia Gonçalves Cucio avaliou em sua decisão final que o noticiário apresentado por Marcelo Rezende "extrapolou, em muito, o simples dever informativo e o exercício da liberdade de expressão do narrador”.

Com informações do UOL