APARELHAMENTO

Funcionários da TV Brasil acusam emissora de campanha para o bolsonarista Netinho

Emissora pública vem sendo utilizada para dar espaço a aliados de Bolsonaro que serão candidatos nas eleições deste ano; "Causa revolta", diz funcionário

Jair Bolsonaro e o cantor Netinho.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

A TV Brasil, emissora pública que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmite nesta segunda-feira (21) uma entrevista com o cantor bolsonarista Netinho, que na última semana se filiou ao PL para ser candidato a deputado federal com o apoio de Jair Bolsonaro

Netinho será entrevistado em um dos programas mais tradicionais da emissora, o "Sem Censura". O fato intensificou a revolta expressada por funcionários da EBC, que apontam, desde o início do mandato de Bolsonaro como presidente, que o canal público de comunicação vem sendo aparelhado, com censura a matérias críticas ao governo federal, e utilizado como plataforma de campanha eleitoral antecipada de aliados do presidente

"O Sem Censura é um programa que faz parte da historia da TV pública no Brasil. Vendo ele sendo usado para propaganda antecipada das eleições, o que é visivelmente ilegal, causa revolta, sim, entre os funcionários públicos concursados. Ministério Público Federal e TSE precisam acompanhar com mais zelo o que estão fazendo com a TV Brasil, com a TV pública brasileira. Faltam poucos meses pras eleições. A situação vai piorar. Isso vai ficar assim?", disse à Fórum um funcionário. 

"Com censura e sem vergonha"

Nesta segunda-feira (21), a Frente Em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, composta por funcionários, divulgou uma nota na página da Ouvidoria Cidadã da empresa em que acusa a TV Brasil de promover o candidato bolsonarista Netinho

"Além do uso da comunicação pública para promover um apoiador do governo, o programa entra na ilegalidade ao cometer promoção eleitoral antecipada de um candidato pro-governo, o que é irregular, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A linha do programa o levou a ser conhecido entre empregados da EBC e da imprensa como 'Com Censura', devido ao seu desvirtuamento, com falta de diversidade e pluralidade. Nessa gestão, o programa é marcado por entrevistas semanais com ministros e quadros do governo, sem nenhum pudor ou vergonha", diz um trecho do texto. 

Leia abaixo a íntegra 

"A degradação do histórico programa Sem Censura não tem limite na atual gestão bolsonarista da EBC. A reformulação da atração pela TV Brasil, feita em abril do ano passado, ultrapassa o limite chapa-branca, jargão usado no jornalismo para designar publicação acrítica de apoio ao governo de plantão.

Na edição desta segunda-feira (21), o programa recebe o músico baiano Netinho. Reconhecido nos últimos anos não por sua música, mas por seu apoio irrestrito ao presidente Jair Bolsonaro, o músico se filiou na semana passada ao PL, partido do presidente, e se lançou em campanha para deputado federal.

Além do uso da comunicação pública para promover um apoiador do governo, o programa entra na ilegalidade ao cometer promoção eleitoral antecipada de um candidato pro-governo, o que é irregular, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A linha do programa o levou a ser conhecido entre empregados da EBC e da imprensa como “Com Censura”, devido ao seu desvirtuamento, com falta de diversidade e pluralidade. Nessa gestão, o programa é marcado por entrevistas semanais com ministros e quadros do governo, sem nenhum pudor ou vergonha.

Lembrando que esse governo fundiu a TV Brasil, pública, com a TV NBR, emissora do governo federal. Nessa fusão, não há mais como o telespectador diferenciar o que é a comunicação pública, que deve cumprir a missão legal, e a TV do governo, com conteúdo pago por contrato com a secretária de comunicação de Bolsonaro.

Devolvam a EBC ao povo Brasileiro!"