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Efeitos do golpe de 2016: Globo amarga prejuízo de R$ 174 milhões

Principal apoiadora da campanha do golpe contra o PT, emissora vem amargando prejuízos consecutivos com a crise econômica agravada pelo bolsonarismo que ajudou a eleger no país.

TV GloboCréditos: Reprodução portal TV Globo
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A TV Globo, principal apoiadora da campanha do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff e pela prisão política do ex-presidente Lula, vem amargando prejuízos consecutivos,  desde a quebra da ordem democrática com a ascensão do bolsonarismo no país. Os números divulgados pela emissora no último dia (30) revelam um prejuízo de R$ 173 milhões em 2021. 

Vários fatores contribuíram para o encolhimento das receitas da emissora, como a crise econômica e o boicote do governo bolsonarista de extrema-direita que ajudou a eleger. A fuga de assinantes na TV paga, além da perda das transmissões de competições como a Libertadores, Fórmula 1 e campeonatos estaduais para as principais concorrentes, são algumas dessas causas. 

Mesmo com o prejuízo, o grupo da família Marinho tenta passar a mensagem de que as contas estão equilibradas, faturamento em alta e que o resultado era previsível. 

"Os resultados que você aponta estão compatíveis com os desafios da economia, particularmente a partir de 2016, com a evolução e disrupção do mercado de publicidade e com a transformação do modelo de negócios que estamos implementando nos últimos anos. Isso inclui não apenas a mudança dos hábitos do consumo digital, mas suas consequências nos fluxos de receitas da publicidade e da TV paga tradicional", afirma a empresa em nota enviada ao portal Uol.

Outro motivo apontado pelo grupo Marinho foi causado pelo atraso ou adiamento de grandes eventos esportivos, resultando em um  prejuízo de meio bilhão de reais. 

"No nosso caso, o resultado operacional negativo registrado em 2021 é reflexo do aumento de custos com direitos esportivos, em função das postergações no calendário do futebol brasileiro, assim como as perdas relacionadas ao atraso das Olimpíadas de Tóquio que impactou substancialmente a capacidade de monetização do evento", justificou em nota. 

 

 

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