REVOGAÇO E MINISTÉRIO

Fala de Lula sobre revogar medidas de Bolsonaro contra indígenas repercute no mundo

Principais agências internacionais de notícias deram destaque à promessa feita pelo ex-presidente em evento com indígenas em Brasília

Lula no Acampamento Terra Livre, que reúne povos indígenas de todo o país.Créditos: Mídia Ninja
Escrito en MÍDIA el

O ex-presidente Lula (PT) voltou a ser alvo dos holofotes da mídia internacional nesta terça-feira (12). O motivo é o fato do petista ter prometido revogar todas as medidas tomadas por Jair Bolsonaro (PL) contra os povos indígenas caso seja eleito presidente nas eleições deste ano. 

Lula participou de evento no Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reúne representantes dos povos originários de todo o país e, na ocasião, afirmou que fará um dia de "revogaço" para retomar políticas em prol dos direitos dos indígenas

"Os governos do PT não fizeram tudo, mas certamente ninguém fez mais do que a gente. E o mais grave é que praticamente tudo o que nós fizemos foi desmontado. Um governo [Bolsonaro] que não tem escrúpulos, que ofende os povos indígenas. Os indígenas não são os invasores. Eles já estavam aqui quando os portugueses chegaram em 1500 (...)  "Tudo que foi decreto [do governo Bolsonaro sobre Terra Indígenas] será revogado imediatamente", prometeu o ex-presidente. 

"Ninguém vai mexer em Terra Indígena sem que haja a concordância de vocês. Vocês me deram uma ideia: vamos criar um Ministério para discutir as questões indígenas. Não queremos invasão de Terra Indígena. Só tem uma razão para eu voltar: para fazer mais e melhor do que os governos anteriores", disse ainda. 

A declaração gerou forte repercussão, sendo noticiada pelas principais agências de notícias do mundo, entre elas a Reuters, a AFP, a RFI e a Al Jazeera.

"Sob Bolsonaro, que assumiu o cargo em 2019 com apoio sólido do poderoso setor de agronegócio do Brasil, o desmatamento aumentou na crucial floresta amazônica, lar da maioria dos 900.000 povos indígenas do Brasil", narra, por exemplo, a AFP.

Já a agência Reuters escreve que "Bolsonaro está atrás de Lula nas primeiras pesquisas antes da eleição de 2 de outubro. O presidente prometeu em 2018 não reconhecer um único centímetro de terra de reserva indígena, ganhando o apoio do poderoso lobby agrícola do Brasil". 

Confira abaixo parte da repercussão internacional