ELEIÇÕES 2022

Chico Pinheiro: Simpatia por Lula pode ter sido estopim para saída da Globo

Emissora da família Marinho pode ter se adiantado a um possível problema nas eleições. Em 2018, Ali Kamel repreendeu jornalistas após áudio vazado em que Chico Pinheiro se mostra indignado com prisão de Lula.

Chico Pinheiro e Lula.Créditos: Reprodução Instagram/ Ricardo Stuckert
Escrito en MÍDIA el

A saída em "comum acordo" do jornalista Chico Pinheiro da Globo, que se concretizou nesta sexta-feira (29), pode ter tido um longo estopim, que teria sido incendiado ainda nas eleições de 2018.

Informações divulgadas por Gabriel Vaquer e Kelly Miyashiro, no portal Uol, dizem que "a relação do jornalista com a Globo estava desgastada há alguns meses devido a comentários de Pinheiro a favor do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva" e que "dispensa do apresentador já era esperada nos bastidores".

Após 32 anos, a Globo comunicou a saída de Pinheiro em um comunicado interno assinado por Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, que afirma que "em comum acordo com a emissora, Chico decidiu deixar o dia a dia da vida de repórter, como ele faz questão de se definir" e que o jornalista "pretende se dar um sabático".

No entanto, a emissora pode ter se adiantado a um possível problema nas eleições deste ano.

Em 2018, Kamel distribui um comunicado advertindo jornalistas da Globo a não se pronunciarem politicamente após um áudio vazado em que Chico Pinheiro se mostra indignado com a prisão de Lula.

"Realizaram o fetiche. O fetiche deles era Lula na cadeia. Não foi feito do jeito que eles queriam, mas o Lula foi. E agora? O que vão fazer agora? Como é que fica? Qual é o próximo passo? Que o Lula tenha calma e sabedoria, inspiração divina para ficar quieto onde ele está", diz o áudio atribuído ao jornalista.

Pinheiro ainda faz críticas à cobertura da GloboNews. Em resposta a um comentário de Cristiana Lôbo, que dissera que "sem Lula, PT precisa traçar novas estratégias”, o jornalista disse que “quem precisa criar novas estratégias são eles (os coxinhas). Vão fazer o que agora?”.