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Netflix antecipa mudanças para conter perda de assinantes

A plataforma tem sido pressionada por seus acionistas desde que perdeu 200 mil assinaturas no primeiro trimestre deste ano

Netflix antecipa mudanças para conter perda de assinantes.Créditos: Divulgação
Escrito en MÍDIA el

Depois de anunciar a cobrança no compartilhamento de senha, a Netflix pode aplicar até o final deste ano outra mudança na forma de funcionamento da plataforma. Trata-se de um plano mais barato com propagandas. Tal modelo já é adotado por outros serviços de streaming nos EUA. 

A expectativa de lançamento do pacote mais barato com propagandas era para daqui dois anos, mas por conta da perda de 200 mil assinantes, o CEO da Netflix, Reed Hastings, estuda antecipar o lançamento do novo pacote para o fim deste ano como forma de conter a fuga de assinantes. 

Segundo informações do Omelete, o novo plano será mais barato do que os já oferecidos pela plataforma e incluiria pequenas intervenções comerciais durante enquanto o usuário assiste alguma série ou filme. Tal modelo já é disponibilizado pelas concorrentes Hulu e HBO Max nos EUA. 

A Netflix tem sido pressionada por seus acionistas desde que perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, uma das primeiras vezes que a plataforma não registrou crescimento na sua base de consumidores em sua história. 

 

Fim do compartilhamento de senhas 

 

A estratégia da Netflix em acabar com o compartilhamento de senhas já está em vigor no Chile, Costa Rica e Peru. Nestes países, para o usuário emprestar a sua senha ele tem de pagar uma taxa adicional que, em média, fica em US$ 3. 

Dessa maneira, isso significa que o titular da conta terá de pagar mais para cada subconta ou usuário compartilhado para compensar a perda de receita da Netflix, que deixaria de ganhar um potencial novo assinante. 

No entanto, a Netflix ainda não encontrou a melhor maneira para acabar com o compartilhamento de senha, política que ela pretende implantar globalmente em 2023. 

 

Retomar lucros perdidos 


 
O diretor de negócios da Netflix, Greg Peter, disse ao Infobae que eles buscam encontrar uma "abordagem equilibrada" e que essa transição do modelo atual para o novo deve levar mais de um ano. 

De acordo com sites especializados, o fim do compartilhamento de senha pode ser, de fato, a única solução para a Netflix recuperar os seus assinantes perdidos, porém, tal mudança não será fácil, pois, segundo estudo da Time2Play quase 80% dos estadunidenses que usam senha de outra pessoa ainda não criaram a sua própria conta. 

Outra questão que os gestores da Netflix ainda não resolveram e que é crucial para a mudança: o que vai acontecer com o titular da conta que emprestar a senha e não pagar a taxa adicional? Ainda não há resposta.