ATAQUES

Lula foi alvo de 2.243 denúncias de notícias falsas e ameaças em dois meses

Levantamento foi realizado pela campanha Verdade na Rede, criada pelos canais oficiais do ex-presidente

Lula continua sendo vítima de fake news nas redes.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en MÍDIA el

A campanha Verdade na Rede, lançada há apenas dois meses pelos canais oficiais do ex-presidente Lula (PT), foi criada para combater as fake news espalhadas, especialmente por bolsonaristas, via redes sociais.

Dentro deste período foram registradas nada menos do que 2.243 denúncias de notícias falsas e ameaças contra Lula, o PT e apoiadores.

De acordo com o site oficial do ex-presidente, além das denúncias, Verdade na Rede promoveu a checagem de 373 fatos cadastrados, 128 conteúdos próprios produzidos e a criação de 63 grupos de WhatsApp de Agentes da Verdade.

As denúncias registradas provocaram dezenas de ações judiciais, que incluem inúmeras vitórias contra outdoors com propaganda eleitoral irregular negativa contra o ex-presidente, por exemplo. 

Outras ações foram repassadas aos advogados do PT, como as que foram impetradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o deputado Paulo Martins e o portal Terra Brasil Notícias; contra Flávio Bolsonaro por produção e disseminação de fake news; contra a primeira-dama Michelle Bolsonaro por propaganda antecipada e contra Jair Bolsonaro por campanha antecipada em motociatas, entre várias outras ações judiciais.

“Não temos tempo a perder odiando quem quer que seja. Não faremos jamais como o nosso adversário, que tenta mascarar a sua incompetência brigando o tempo todo com todo mundo e mentindo sete vezes por dia. A verdade liberta e o Brasil precisa de paz para progredir”, declarou Lula.

Veja como denunciar fake news

Ao acessar o site oficial de Lula, é possível buscar as principais notícias publicadas por agências de checagens de notícias falsas sobre Lula e o PT.

Caso ainda não haja conteúdo desmentindo a fake news que a pessoa está procurando, ela pode denunciar no próprio site. No formulário, é possível incluir links, descrição e anexar arquivos de imagem, vídeo ou som. Também é possível denunciar diretamente no WhatsApp, para os perfis Dr e Dra Denúncia, administradores dos grupos de Agentes da Verdade.

Todas as denúncias são analisadas, sistematizadas e encaminhadas para a equipe jurídica e de comunicação.