PANTANAL

Sérgio Reis teria sido vetado em Pantanal, da Rede Globo, por ameaças antidemocráticas

Cantor teve participação ativa na primeira versão, mas teria ficado de fora por conta de áudio vazado em que apoia Bolsonaro e ameaça invadir o STF

Sérgio Reis.Créditos: Divulgação
Escrito en MÍDIA el

O cantor, compositor e político Sérgio Reis teria sido vetado da novela Pantanal, da Rede Globo, por conta de suas posições políticas golpistas e ameaças contra o Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com o site Na Telinha.

Sérgio Reis participou ativamente da primeira versão em 1990 na TV Manchete, tanto como ator – ele fez o papel do peão Tibério – como inspirador da trama. Na época, ele tinha uma pousada na região e convidou o autor, Benedito Ruy Barbosa, para se hospedar por lá:

“Convidei Benedito para passar uns dias descansando na minha pousada e ele ficou maravilhado com o Pantanal. A história toda foi escrita como se a fazenda de José Leôncio fosse no meu hotel, e muitas cenas são filmadas lá, como o ninho das cobras, por exemplo", contou o artista em entrevista ao jornal O Dia de 15 de abril de 1990.

Almir Sater

Além disso, Sérgio Reis ainda foi o responsável por levar o violeiro e compositor Almir Sater para a trama. Sater, que está na nova versão, ganhou projeção nacional e estrelou outras novelas, sendo inclusive o protagonista de Ana Raio e Zé Trovão (1991).

De acordo com o Na Telinha, Sérgio Reis chegou a ser sondado para participação especial em Pantanal, quando a novela começou a ser ventilada na Globo, ainda em 2019. O cantor também teria várias músicas na trilha sonora da produção global e eternizaria sua voz em canções como Cavalo Preto.

O site ouviu de um funcionário da Globo que o nome do cantor chegou a ser ventilado para a nova versão do tema de abertura, que acabou ficando com Maria Bethânia.

Quando começou a produção da nova versão na Globo, Papinha, o diretor da novela, e o autor Bruno Luperi, foram informados que o nome de Sérgio Reis estava vetado. O cantor não poderia participar da trama e nem da programação da emissora para contar histórias da primeira versão, como ocorreu com outros artistas.

Atos antidemocráticos

Sérgio Reis teve um áudio vazado em setembro de 2021, em que convoca atos antidemocráticos em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, ele também convocou uma paralisação de caminhoneiros, até que o Senado afastasse os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de suas funções.

Impedidos de circular na Praça dos Três Poderes

Por conta da atitude, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que Sérgio Reis e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), fiquem impedidos de circular até um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes, onde o grupo planejava realizar protestos contra o STF no dia 7 de setembro.

A decisão, que atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), está atrelada ao mandado de busca e apreensão em endereços ligados a Sérgio Reis e a Otoni de Paula. Alexandre de Moraes afirmou que os investigados pretendem abusar "dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições", "inclusive atuando com ameaça de agressões físicas".

Álbum cancelado

As falas antidemocráticas de Sérgio Reis levaram também ao cancelamento da participação de vários artistas em um álbum seu, como Zé Ramalho, Maria Rita, Guilherme Arantes e Gutemberg Guarabyra. Muitas das participações já estavam gravadas, mas foram canceladas pelos artistas.

Com informações do Na Telinha