EDITORIAL DO GLOBO

Globo diz ser improvável vitória de Lula no 1º turno e “é melhor que seja assim”

Em nova versão da “escolha difícil”, jornal diz em editorial que vitória no 1º turno seria um cheque em branco para o PT “implantar sua agenda mais radical e equivocada”

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en MÍDIA el

O editorial de O Globo deste sábado (28) afirma, ao comentar a última pesquisa Datafolha, que a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno é um cenário possível, “mas longe de ser provável, muito menos certo”. O jornal diz ainda que “o cenário mais provável é haver segundo turno em 30 de outubro para definir o vencedor. E é melhor que seja assim”.

Em uma nova versão do editorial do Estadão de 2018, em que chamava a escolha entre Haddad e Bolsonaro de “uma escolha difícil”, o Globo afirma:

“Petistas investem na vitória no primeiro turno como se tentassem obter uma espécie de cheque em branco para implantar sua agenda mais radical — e equivocada —, em particular nos temas econômicos. Naturalmente, esse movimento desperta reações e faz reavivar o sentimento antipetista, forte em setores da sociedade.”

Ataques à democracia

Ao mesmo tempo, O Globo reconhece os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia: “Desde a redemocratização, é a primeira disputa em que um dos candidatos é um presidente com extenso histórico de agressões às instituições democráticas, que ameaça não aceitar o resultado caso seja derrotado, insuflar apoiadores a protestar ou, pior ainda, tentar dar um golpe”.

Ao final, o Globo faz a sua aposta:

“Ao mesmo tempo, a desistência do tucano João Doria aos poucos aglutina uma candidatura de terceira via em torno da emedebista Simone Tebet. A viabilidade eleitoral dela começará a ser testada para valer só agora que as dúvidas se dissipam. É o momento em que muitos eleitores que estão com Lula ou Bolsonaro por falta de opção poderão refletir e escolher outra alternativa.”