EFEITO NAS REDES

Lula capa da Time: em poucas horas, ex-presidente ganha milhares de seguidores no Twitter

Entrevista de Lula para uma das revistas mais respeitadas do mundo ainda impulsionou as buscas pelo nome da publicação no Google

Lula na capa da Time.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O fato do ex-presidente Lula (PT) ter estampado, nesta quarta-feira (4), a capa da Time, revista estadunidense e tida como uma das publicações mais respeitadas do mundo, rendeu ao petista novos seguidores no Twitter

Às 8h12 da manhã desta quarta, poucos minutos Lula divulgar a capa da revista em seu Twitter, o perfil do ex-presidente registrava 3.422.638 seguidores. Já às 19h50, esse número havia saltado para 3.427.661 seguidores. Ou seja, em menos de 12 horas, Lula ganhou 5.293 novos seguidores. Após a publicação desta matéria, o número de pessoas que passaram a seguir o petista seguiu aumentando

A repercussão da entrevista de Lula refletiu ainda nas buscas pela publicação estadunidense no Google. Segundo a plataforma Google Trends, o termo "Time" ficou entre as tendências do buscador ao longo de todo o dia. Também há registros de "aumento repentino" na procura por termos como "Lula", "Lula na capa da Time" e até mesmo buscas em inglês, como "Time magazine cover". 

Time: "Maior líder popular do Brasil" 

Após decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que decretou a violação de seus direitos políticos, Lula (PT) estampa a capa da mais recente edição da revista Time, uma das mais respeitadas no mundo, que foi divulgada nesta quarta-feira (4).

A publicação diz que em seu "segundo ato", Lula, "o maior líder popular do Brasil", está retornando do "exílio político com a promessa de salvar a nação".

"Saindo do exílio político como um cavaleiro branco, Lula afirma que pode salvar o Brasil desse pesadelo. Mas pode não ser mais o mesmo país que ele governou. Sua economia está se recuperando da pandemia, com inflação de dois dígitos e nenhum boom de commodities no horizonte. Uma crise política de seis anos dividiu amargamente a sociedade. As brechas geopolíticas que o Brasil já atravessou se ampliaram, e o Ocidente está em uma nova guerra quente e fria com a Rússia", diz a publicação.

Na entrevista à publicação, Lula faz um comparativo da sua atual situação com a do jogador de futebol americano Tom Braddy, que é casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen.

“Ele é o melhor jogador do mundo há muito tempo, mas em cada jogo, seus fãs exigem que ele jogue melhor do que no último jogo. Para mim, com a presidência, é a mesma coisa. Só estou correndo porque posso fazer melhor do que antes", afirma.

Jornada do Herói

Na reportagem, a Time compara a trajetória de Lula à "jornada do herói" - estrutura de narrativa usada na literatura e adotada em filmes de Hollywoood - e lembra as superações do ex-presidente: "uma criança nascida na pobreza se muda para a cidade grande, sobe para liderar um sindicato e depois se torna o presidente mais popular da história do Brasil moderno".

Após falar da condenação e prisão injustas, a Time fala da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que em 2021 anulou todas as condenações por corrupção de Lula.

"A decisão bombástica colocou o Brasil a caminho de um confronto entre o esquerdista Lula e o atual presidente de extrema direita Jair Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022. As pesquisas agora colocam o desafiante em 45% e o titular em 31%, com mais candidatos centristas praticamente fora da disputa", diz a Time.

Saiba mais sobre a entrevista aqui

 

Temas