ELEIÇÕES 2022

Veja delira e fala "em guinada que pode levar Moro à eleição presidencial"

"Sob condição de anonimato, aliados confirmaram a VEJA as linhas gerais do que seria uma autêntica operação cavalo de troia na campanha presidencial", diz a reportagem em tom risível. "É piada", diz Coimbra.

Veja tenta ressuscitar candidatura Sergio Moro.Créditos: Reprodução/ Flickr Podemos
Escrito en MÍDIA el

O desespero pelo derretimento da terceira via, que leva à eleição presidencial cada vez mais a ser definida em um primeiro turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), tem causado delírio na mídia liberal, que busca forças para manter o discurso em torno de uma trôpega terceira via.

Na edição desta sexta-feira (10), a revista Veja desdenha das pesquisas eleitorais e prega uma "guinada que pode levar Moro à eleição presidencial".

"Sob condição de anonimato, aliados de primeira hora tanto de Bivar quanto de Moro confirmaram a VEJA as linhas gerais do que seria uma autêntica operação cavalo de troia na campanha presidencial", diz a reportagem em tom risível.

O "Cavalo de Troia", segundo a revisa, seria a candidatura do próprio Bivar, cuja "ascensão se deu a partir de 2018, depois que Jair Bolsonaro se filiou ao PSL, ainda um partido nanico comandado pelo parlamentar", mas que não teria empolgado nem mesmo o próprio político, que faria parte da tramoia pra reavivar Moro.

No entanto, em entrevista na mesma reportagem, Bivar diz que nunca cogitou nem mesmo colocar Moro como vice em sua chapa.

"Chamá-lo ou não para vice é uma discussão que não compete apenas a mim. Primeiro o Moro tem de querer e depois o partido como um todo define quem é o candidato a presidente e a vice. Nunca toquei nesse assunto com ele", diz Bivar.

No momento, Moro não sabe nem mesmo se poderá se candidatar a quaisquer cargos nas eleições de outubro após ser barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter fraudado a justiça na mudança de domicílio eleitoral para São Paulo.

Pesquisas eleitorais

Na chamada de capa, a Veja ainda diz que "divergências nas pesquisas criam polêmica sobre quadro eleitoral", tentando criar um clima de terror em meio aos levantamentos.

No entanto, na reportagem, todas as pesquisas comparadas mostram Lula na liderança com Bolsonaro em segundo. 

Em entrevista ao Fórum Café, o sociólogo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, disse que é "maluquice" a tentativa da Veja de reavivar a candidatura Moro atacando as pesquisas.

"As pessoas são livres para acreditar naquilo que elas quiserem. Precisa indagar se isso é papel de um meio de comunicação, de um órgão de imprensa. É maluquice. Parece primeiro de abril", disse. 

Na compilação feita por Coimbra, a média das pesquisas presenciais mostra Lula com 53% dos votos válidos e a chamada terceira via derretendo.

Ao mostrar um tuite em que uma pessoa diz que tem "medo de chamar um Uber e ser o Moro", Coimbra disse que é esse o entendimento das pessoas sobre a tentativa da Veja de ressuscitar a candidatura do ex-juiz. "Essa é a resposta à manchete da Veja. É rir e fazer piada". 

Veja a entrevista de Marcos Coimbra ao Fórum Café.