ABUSO

Chacina na Vila Cruzeiro: PRF confisca vídeo do SBT e imagens vão parar na Record

As imagens apropriadas pela emissora do bispo Edir Macedo foram inseridas como "exclusivas" pelo jornalismo. Tão logo soube do fato, a Record retirou o conteúdo do ar

SBT recuperou as imagens porque estavam salvas na nuvemCréditos: Reprodução SBT
Escrito en MÍDIA el

O cinegrafista Francisco Vidal do SBT teve o cartão de memória de sua câmera confiscado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) onde ele registrou imagens da operação na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 25 pessoas no dia 24 de maio.
O confisco, segundo a emissora, ocorreu logo após a PRF ter ajudo a retirar o profissional e uma equipe da Polícia Civil de uma linha de tiro. O equipamento foi devolvido horas depois, mas sem o cartão de memória.

Dias depois, as imagens da operação contidas no cartão, que nunca foi devolvido, apareceram em reportagem da TV Record. As imagens apropriadas pela emissora do bispo Edir Macedo foram inseridas como exclusivas pelo jornalismo, que não sabia tratar-se de propriedade de outra empresa. Tão logo soube do fato, a Record retirou o conteúdo do ar.

A PRF participou da operação como suporte do Bope (Batalhão de Operações Especiais) na Vila Cruzeiro que deixou 25 pessoas mortas, segundo a Polícia Civil. Já a Polícia Militar fluminense só explicou a circunstância das mortes de dez pessoas. 
As  cenas registradas pelo cinegrafista que só foram recuperadas porque estavam na nuvem de arquivos digitais, mostram uma equipe da Polícia Civil encurralada numa estrada entre a Vila Cruzeiro e o Complexo Alemão. Naquele momento, eles solicitavam socorro a um perito baleado durante a operação.

O vídeo termina com os agentes da PRF chegando para auxiliar no resgate das equipes.
Em nota, o SBT-Rio afirmou que aguarda esclarecimentos da PRF. A PRF informou à Abraji que instaurou um procedimento de investigação do episódio.