CENSURA

Golpe e governo Bolsonaro: Liberdade de expressão sofre maior queda em 10 anos, diz estudo

Estudo sobre corrosão da democracia aponta que 51% da população global vive com algum tipo de restrição da liberdade de expressão; além do Brasil, EUA e Hungria puxaram indicador para baixo

Golpe e governo Bolsonaro: Liberdade de expressão sofre maior queda em 10 anos, diz estudo.Créditos: Foto: Alan Santos/PR
Escrito en MÍDIA el

Estudo elaborado pela organização Artigo 19 revela que a liberdade de expressão atingiu seu menor patamar no mundo todo em 20 anos com cerca de 3,9 bilhões de pessoas ou 51% da população mundial, que vivem em países onde a garantia deste direito está em crise. 

O índice de liberdade de expressão foi puxado para baixo por causa de países como Brasil, Estados Unidos, Hungria e Tanzânzia.  

Além disso, países que já restringiam a liberdade de expressão impuseram novas restrições, são eles: China, Índia, Turquia, Rússia, Bangladesh e Irã. 


Bolsonaro e a corrosão da liberdade de imprensa 

 

O Brasil é o grande destaque negativo do estudo da Artigo 19. Segundo o relatório, o país apresentou a queda mais expressiva no indicador de liberdade de expressão em todas as comparações realizadas: o índice caiu 18 pontos em um ano, recuou 39 pontos em cinco anos, e 43 pontos em 10 anos. 

Dessa maneira, com 46 pontos em um total de 100, o Brasil está com sua liberdade de expressão em "Restrição", ocupando a 94ª posição em num ranking de 161 nações, atrás de todos os países da América do Sul, perde apenas para a Venezuela. 

O estudo indica que a corrosão da liberdade de imprensa acelerou com a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência da República no início de 2019, com uma queda de 28% em apenas um ano. “A pandemia de 2020 fez do Brasil um exemplo extremo de como líderes autoritários e restrições à liberdade de expressão, combinados com desinformação, representam um alto risco para a saúde pública”, destaca a análise.

 

A íntegra do estudo pode ser acessada aqui.