ELEIÇÕES 2022

Youtube derruba dezenas de vídeos bolsonaristas com fake news sobre as eleições

A plataforma aplica desde maio novas regras sobre conteúdo e visa evitar que produções interfiram de maneira negativa nos processos eleitorais e no funcionamento do sistema democrático

Youtube derruba dezenas de vídeos bolsonaristas com fake news sobre as eleições.
Escrito en MÍDIA el

A plataforma de vídeos Youtube apagou, pelo menos, 22 vídeos que continham desinformação e fake news sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. Trata-se da maior eliminação de vídeos desinformativos já realizada pela rede desde que a nova política de conteúdo sobre eleições e combate à mentira passaram a valer. 

Levantamento do jornal O Globo identificou 1.960 vídeos na plataforma com mentiras sobre as eleições. As produções somam 58 milhões de visualizações e reverteu até R$ 1 milhão em monetização para youtubers bolsonaristas que produzem conteúdo mentiroso sobre o sistema eleitoral. 

Desde que a plataforma iniciou a sua nova política de combate à fake news, somam 45 vídeos bolsonaristas que foram deletados pelo Youtube em menos de três meses, sendo quase 50% entre 31 de maio e 2 de junho. Somente no dia 1 de junho, a plataforma derrubou 11 produções mentirosas. 

Além da derrubada de vídeos com atacam o sistema eleitoral com desinformação, o YouTube também derrubou uma série de vídeos que continham conteúdos ofensivos de bullying e desinformativos sobre a Covid-19. 

Em termos gerais, os videos que foram derrubados pela plataforma versam sobre teses que visam plantar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro e o funcionamento das urnas eletrônicas. Os conteúdos também abordam um suposto "conluio da Justiça brasileira contra o presidente Bolsonaro". 

A nova regra de conteúdo do Youtube diz que não permite informações incorretas e que possam causar danos ao sistema democrático. "Conteúdo postado após a certificação dos resultados oficiais para promover alegações falsas de que fraudes, erros ou problemas técnicos generalizados mudaram o resultado de eleições nacionais anteriores", informa a plataforma. 

O presidente Bolsonaro, que usa as suas redes para propagar desinformação e serve como fonte para toda militância bolsonarista, já teve vídeo derrubado pela plataforma em junho de 2021. O conteúdo era um amontoado de teorias conspiratórias e fake news sobre Covid, lockdown e voto auditável. 

 

 

 

Com informações d'O Globo