FAKE NEWS

VÍDEO - Lula resgata entrevista com Jô Soares: “Sou vítima de mentiras desde 82”

Durante entrevista a Jô Soares em 2002, o ex-presidente conta que chegaram a espalhar que ele usava um túnel para ir de sua casa em São Bernardo ao Morumbi

Lula durante uma das várias entrevistas a Jô Soares.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

O ex-presidente Lula (PT) usou as redes sociais para resgatar uma entrevista que concedeu a Jô Soares, em 2002. Na oportunidade, ele menciona uma série de mentiras às quais foi vítima ao longo dos últimos 40 anos, muito antes de existir o termo fake news.

“A quantidade de mentiras e eu sou vítima disso já desde 82. Já panfletaram São Paulo com casa que eu ‘morava’ no Morumbi. Já panfletaram São Paulo com mansão que ‘eu tinha’ no Guarujá. Disseram que ‘eu tinha’ um túnel da minha casa de São Bernardo pra ir pro Morumbi escondido. Que eu era dirigente sindical de dia, mas de noite ‘eu ia’ por baixo de um túnel pro Morumbi”, relata Lula.

“Chega um momento, Jô. Chega um momento em que as coisas vão ficando efetivamente perigosas, ou seja, graves e a gente tem então que tomar uma atitude”, continua.

“Primeiro. Eles podem me culpar de qualquer coisa nesse país, Jô. De não gostar da barba, de não gostar do cabelo, de não gostar pelo fato que eu não tenho diploma universitário. Agora, Jô. Dizer nesse país que eu fui corrupto algum dia, nem que eu tivesse 50 anos de vida, Jô. Quem me acusou vai ter que provar”, acrescenta.

Em seguida, o vídeo mostra personagens que comprovaram durante os últimos anos as afirmações de Lula, como o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o ex-juiz Sergio Moro, ambos pré-candidatos nas eleições de 2022, e William Bonner, âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Bonner teve de noticiar no JN que a ONU concluiu que direitos políticos de Lula foram violados

Após as imagens dos detratores, a gravação apresenta uma fala recente de Bonner, durante o telejornal: “O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas concluiu que o ex-presidente Lula não teve a garantia a um julgamento imparcial pelo ex-juiz Sergio Moro. E que os direitos políticos de Lula foram violados na Operação Lava Jato”.

Na sequência, novo depoimento do ex-presidente, também recente: “Então, se tem um brasileiro que tem razão de ter muitas e profundas mágoas, sou eu. Mas não tenho. Sinceramente, eu não tenho porque o sofrimento que o povo brasileiro tá passando, o sofrimento que as pessoas pobres estão passando nesses país é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim”, afirmou Lula.